Nota | Geral

TCE-PI: Plínio Valente é empossado no cargo de Procurador-Geral do MPC-PI

Na manhã da última quinta-feira, 23 de maio, o plenário do Tribunal de Contas foi palco de uma cerimônia significativa. A posse do novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Plínio Valente Ramos Neto, ocorreu neste local. Ele sucederá Márcio Vasconcelos, o atual Procurador-Geral.

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Na manhã da última quinta-feira, 23 de maio, o plenário do Tribunal de Contas foi palco de uma cerimônia significativa. A posse do novo Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Piauí (MPC-PI), Plínio Valente Ramos Neto, ocorreu neste local. Ele sucederá Márcio Vasconcelos, o atual Procurador-Geral.

Plínio Valente, o Procurador em questão, foi escolhido por unanimidade pelo Colégio de Procuradores e nomeado pelo Governador do Estado, Rafael Fonteles. Seu mandato, que terá duração de dois anos, começará em 1º de junho de 2024 e terminará em 31 de maio de 2026. Vale ressaltar que esta é a segunda vez que o Procurador assume a liderança do órgão ministerial, tendo seu primeiro mandato ocorrido entre 2016 e 2018.

Durante seu discurso de posse, o Procurador recém-empossado destacou o excesso de informações digitais e o hiperestímulo que, em determinado momento, afasta a sociedade da realidade.

“Os excessos de fazer, ver e ouvir não garantem o bom senso. Nesse sentido, os órgãos de controle ganham extrema relevância, pois são depositados de informações que nenhum outro órgão possui. São macro informações que atestam a saúde ou não do Estado e dos municípios. Outra qualidade do conhecimento geral dos órgãos de controle nas áreas estratégicas de educação, saúde, segurança e meio ambiente, além de outras, é que são capazes de servir de fonte segura para pesquisadores, gestores e sociedade”, enfatizou Plínio Valente.

O Procurador Plínio Valente também elogiou a gestão do Procurador Márcio Vasconcelos e destacou as conquistas realizadas durante seu mandato, como a nova ordem estrutural do MPC-PI.

“É o início de uma nova etapa. Com novas funções como ouvidor e coordenador do Centro de Apoio Operacional”, ressaltou.

Concluindo seu discurso, Plínio Valente, ao agradecer aos demais membros, informou as novas funções atribuídas a cada membro ministerial para o biênio que se inicia a partir de 1º de junho. Também agradeceu os membros e servidores do Tribunal de Contas pelo apoio sempre destinado ao MPC-PI e enfatizou a continuidade das conquistas e a atuação preventiva.

Por outro lado, o Procurador Márcio Vasconcelos expressou sua gratidão pelo apoio que recebeu dos demais membros que compõem o quadro do órgão ministerial.

“Para mim foi uma grande honra e uma grande responsabilidade receber essa procuração para agir em nome de todos vocês e representá-los institucionalmente. Espero ter feito um trabalho que tenha sido digno de tamanha honraria. Se obtive algum êxito, certamente foi fruto do apoio que foi dado por vossas excelências”, iniciou Márcio Vasconcelos.

Ele também destacou sua atuação durante o biênio em que esteve à frente do MPC-PI e agradeceu, também, o apoio e cordialidade dos membros do TCE-PI, e a dedicação dos servidores da Corte de Contas, em especial àqueles que compõem o quadro do Ministério Público de Contas.

Márcio Vasconcelos finalizou parabenizando o Procurador-Geral empossado, destacando que o órgão ministerial está bem representado, citando o prêmio Innovare na categoria Ministério Público que o Procurador Plínio Valente foi agraciado quando assumiu a chefia do MPC-PI pela primeira vez entre os anos de 2016 a 2018.

A cerimônia de posse foi presidida pelo Presidente do Tribunal de Contas, Kennedy Barros, e contou com a presença de várias autoridades do Estado e do Município de Teresina, além de Procuradores do MPC-PI, Conselheiros e Servidores do TCE-PI, bem como familiares e amigos do Procurador Plínio Valente.