Os auditores de controle externo Matheus de Sousa Guimarães e Alisson de Moura Macedo representaram o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) no Encontro Nacional de Controle Externo em Mobilidade Urbana, realizado em Brasília pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. O evento ocorreu entre 29 de julho e 1º de agosto.
Durante o encontro, Matheus Guimarães apresentou uma palestra detalhando a experiência da Diretoria de Fiscalização de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (DFINFRA) do TCE-PI na auditoria do sistema de transporte público de Teresina. Em sua exposição, Guimarães enfatizou a importância da priorização de investimentos em transporte público, abordou as vantagens do sistema “Inthegra”, a integridade da bilhetagem eletrônica, o desempenho da fiscalização da Strans e os investimentos em obras e serviços de engenharia realizados de 2014 a 2022, que totalizaram R$ 776,75 milhões. A palestra também incluiu os resultados e recomendações do TCE-PI.
O encontro, organizado pela Escola de Contas do TCDF com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), focou na fiscalização da mobilidade urbana pelos Tribunais de Contas. A atuação do controle externo é crucial para identificar deficiências, propor melhorias e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos no setor.
O evento reuniu especialistas, gestores públicos, acadêmicos e representantes da sociedade civil para debater questões e inovações no transporte público no Brasil. Foram discutidos temas como a tarifa zero no transporte público, com destaque para a experiência de Maricá (RJ), que pioneiramente implantou o transporte gratuito para sua população de mais de 100 mil habitantes, e a experiência de Luziânia (GO).
Outro tópico relevante foi a eletrificação dos ônibus. Sergio Avelleda, secretário de Mobilidade e Transportes de São Paulo, abordou a transição sustentável dos ônibus movidos a combustíveis fósseis para modelos elétricos, um processo já em andamento na capital paulista.