O lavrador Mariano da Silva, residente de Guaribas, expressou sua felicidade ao receber o registro de seu imóvel, fruto de longa espera. “Eu me sinto feliz!”, afirmou Mariano, um dos mais de 100 moradores que foram beneficiados pelo programa Regularizar, em solenidade realizada nesta quarta-feira, 3 de julho, no município, com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida.
“Eu me sinto feliz! Estou contente com a minha vida e esse documento está chegando hoje em Guaribas para a gente se fortalecer como dono da casa”, disse Mariano da Silva.
Francisco Pereira, outro beneficiário, compartilhou do mesmo sentimento: “Estou feliz por receber o documento de uma casa que hoje posso dizer que é minha. Há tanto tempo esperava e hoje tô tendo a oportunidade de realizar esse sonho”, declarou Francisco.
Os títulos de propriedade foram emitidos através do programa Regularizar, vinculado ao Programa de Regularização Fundiária Urbana Específica (ProUrbe), promovido pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Administração (Sead).
Guaribas tornou-se o primeiro município do Piauí com zona urbana completamente regularizada pelo Programa Regularizar, destacando-se também como um dos primeiros do País a alcançar tal feito. Ao todo, 850 imóveis, incluindo residências e propriedades públicas, foram regularizados.
“O sonho da casa próprio sempre foi o maior sonho da humanidade. O Regularizar tem como objetivo exatamente realizar esse sonho. E isso é dignidade, inclusão, pacificação social. É um momento marcante para todos nós, mas, principalmente, para quem está recebendo esse documento tão esperado”, disse o desembargador Hilo de Almeida.
O prefeito de Guaribas, Joercio Matias, também celebrou o evento: “Chegou o grande dia da entrega desses documentos. Sentimos uma imensa felicidade de fazer parte desse projeto e poder concretizar o sonho de tantos mostradores de Guaribas”.
O coordenador do Programa Regularizar e juiz auxiliar da Presidência do TJ-PI, magistrado Leonardo Brasileiro, destacou que a regularização fundiária de Guaribas representa um marco histórico tanto para o programa quanto para o Judiciário piauiense.
Samuel Nascimento, secretário estadual de Administração, enfatizou a importância do ProUrbe: “O ProUrbe garante legalmente o direito à moradia e, alinhando tecnologia e inovação, regularizamos um município inteiro. Sem burocracia e com o uso de ferramentas tecnológicas, o ProUrbe desponta como instrumento capaz de permitir o alcance de metas ousadas no campo da regularização urbana em um curto espaço de tempo”.