O Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) foi reconhecido por sua participação no 4º Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (FestLabs 2024), realizado no Rio de Janeiro (RJ). O projeto intitulado “ECOnomia – Transporte Compartilhado”, desenvolvido em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) e o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), conquistou o primeiro lugar na categoria Inovação do Poder Judiciário, conforme anunciado nesta sexta-feira (13/9).
A proposta visa a otimização da frota de veículos compartilhada entre os três tribunais para deslocamentos a municípios, com o objetivo de reduzir os custos com transporte e diminuir as emissões de gases de efeito estufa.
Além de proporcionar economia e eficiência, o projeto também promove a inclusão social, ao direcionar materiais recicláveis a entidades que geram renda para pessoas em situação de vulnerabilidade social. O cronograma de implementação do projeto prevê um monitoramento contínuo, assegurando a avaliação dos resultados em cada fase.
José de Anchieta Araújo Marques, secretário de Governança e Estratégia do TRT-22, destacou que a iniciativa busca fortalecer a colaboração entre a Justiça do Trabalho, a Justiça Eleitoral e o TJ-PI. “Queremos otimizar e trazer economia para todos os envolvidos no processo de compartilhamento de transporte para as unidades do interior. Assim, buscamos um melhor destino para os recursos da sociedade”, afirmou o secretário.
O projeto não apenas representa um avanço na modernização do Poder Judiciário piauiense, mas também está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, abordando metas como Água Limpa e Saneamento (ODS 6), Cidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12) e Ação Climática (ODS 13).