As equipes de fiscalização do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) realizaram inspeções presenciais em mais da metade dos municípios do estado, no primeiro semestre deste ano. Ao todo, 126 municípios foram alvo dessas auditorias in loco, representando 56,25% do total, abrangendo tanto entidades estaduais quanto municipais, o que demonstra o empenho da Corte de Contas em assegurar a correta utilização dos recursos públicos.
As inspeções presenciais, efetuadas pelos servidores das unidades da Secretaria de Controle Externo (SECEX), englobaram diversas áreas, incluindo sessões de abertura de licitações, execução contratual, governança e funcionamento de órgãos públicos, gestão de frota de veículos, obras rodoviárias, tecnologia da informação, gestão de pessoas, assistência social, educação, saúde, alimentação escolar, sistema prisional, entre outros.
Nesse cenário, o presidente do Tribunal, conselheiro Kennedy Barros, destaca que“o Plenário do TCE-PI estabeleceu como meta a visita de todos os municípios no ano de 2024, assim como ocorreu em 2023. Assim, no segundo semestre, os auditores e as equipes de fiscalização continuarão em campo para garantir que todos os municípios piauienses sejam visitados ao menos uma vez até o final do ano”, afirmou.
“O trabalho de visitas in loco faz parte das novas diretrizes de atuação do TCE-PI, de modo que o Tribunal de Contas esteja mais próximo ao jurisdicionado, numa atuação, principalmente, preventiva e pedagógica. Em casos mais graves verificados nas análises realizadas presencialmente, pode haver pedidos de suspensão de procedimentos ou sanções aos responsáveis”, observou Luis Batista, secretário de Controle Externo do TCE-PI.