Nota | Geral

Presidente Hilo de Almeida reafirma compromisso do TJ-PI com a população, ao inaugurar novo fórum de Jaicós

Na última segunda-feira, 12 de agosto, a comarca de Jaicós celebrou a inauguração de seu novo fórum, marcando um significativo avanço após 170 anos de história. A nova edificação, projetada conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa aprimorar a prestação dos serviços judiciais e otimizar o trabalho dos magistrados e servidores.

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Na última segunda-feira, 12 de agosto, a comarca de Jaicós celebrou a inauguração de seu novo fórum, marcando um significativo avanço após 170 anos de história. A nova edificação, projetada conforme as diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visa aprimorar a prestação dos serviços judiciais e otimizar o trabalho dos magistrados e servidores.

Durante a cerimônia, o presidente Hilo de Almeida Sousa destacou que a inauguração do fórum de Jaicós é a 28ª obra entregue sob sua gestão, sublinhando seu compromisso com o fortalecimento da infraestrutura do Judiciário. “Estamos felizes e nossa palavra de ordem é gratidão. Assim, agradecemos de modo especial à família do desembargador Fernando Lopes, destinada a fazer justiça pelo povo do Piauí e que nos deixou este legado”, afirmou Sousa.

O desembargador ressaltou que, após quase dois séculos, Jaicós recebe uma estrutura moderna, adequada para oferecer serviços judiciais de excelência. “São muitas obras e ações que temos feito em prol do povo, como o Justo Acesso e o Regularizar, que aproximam as pessoas da justiça. Uma justiça para todos, universalizada. São projetos que estão impactando a ponto do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) recomendar para os outros tribunais do país”, enfatizou.

O juiz Antônio Genival Pereira de Sousa, diretor do novo fórum, ressaltou que a moderna infraestrutura contribuirá para uma justiça mais ágil e eficaz na região. “Agora teremos um ambiente de trabalho acessível para todos, um prédio dotado de tecnologia moderna. Jaicós poderá levar um melhor serviço para a população. Magistrados e servidores terão como desempenhar suas funções de forma célere e melhor atender a quem procurar o judiciário aqui na cidade. Agradecemos ao presidente Hilo de Almeida por continuar o trabalho das gestões passadas. Somos gratos a todos que cooperaram com o judiciário, que passa a ter aqui um local para que o povo busque seus direitos e a justiça. Este prédio é um símbolo do nosso compromisso com a justiça e representa o esforço de todas as instituições”, declarou.

O prefeito Ogilvan da Silva Oliveira, também conhecido como Neném de Edite, destacou o impacto positivo da nova instalação no crescimento do município. “Nossa gratidão em nome de todos que fazem a cidade de Jaicós. Quero dizer que esta inauguração é motivo de alegria para mim, porque deixo a gestão no final do ano com o sentimento de realização em poder trabalhar para termos este novo fórum”, afirmou Oliveira.

O fórum de Jaicós recebeu duas homenagens especiais: o prédio foi nomeado em homenagem ao desembargador Fernando Lopes e Silva Sobrinho, avô do desembargador Fernando Lopes, enquanto a Sala do Tribunal do Júri foi nomeada em reconhecimento ao juiz de direito José Ramos Dias Filho. Em nome da família dos homenageados, o desembargador Fernando Lopes expressou sua gratidão e celebrizou a importância histórica do novo fórum para a cidade. “Estamos profundamente felizes com esta nova casa da justiça. É um marco para a cidade e para seu povo”, afirmou Lopes.

O deputado Georgiano Neto, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Piauí, parabenizou o presidente Hilo de Almeida por sua contribuição ao Judiciário. “Presidente, o senhor está fazendo uma verdadeira revolução no judiciário piauiense. Um Trabalho que não é de hoje, mas vem mesmo lá da época da pandemia. Em nome da Alepi, nosso abraço e gratidão pela atenção a este povo de Jaicós, que já há muitos anos venho representando na Assemblei”, destacou Neto.

A cerimônia contou com a presença de importantes autoridades, incluindo os desembargadores Pedro Macedo, Costa Neto, Agrimar Rodrigues, Antônio Nolleto, Dioclécio Sousa, Fátima Leite, Lucicleide Belo e José Ribamar Oliveira (aposentado), além de magistrados do TJ-PI, representantes da OAB-PI, Ministério Público, Defensoria Pública e servidores do Judiciário.

O novo Fórum de Jaicós, localizado na Avenida Engenheiro Ribeiro Gonçalves, Bairro Serranópolis, é composto por dois blocos térreos, uma guarita e um espaço destinado ao gerador. Um dos blocos abriga a Vara Única, com secretaria, sala de audiência, gabinete do juiz, entre outras áreas, enquanto o outro bloco contém um auditório/tribunal do júri com capacidade para 80 pessoas, além de salas de apoio e áreas específicas para a segurança e apoio às testemunhas.