Na última terça-feira, 28 de maio de 2024, a população de Conceição do Canindé, no Piauí, comemorou a implementação do Programa Justo Acesso na localidade. A cerimônia de inauguração contou com a participação de dignitários locais e representantes do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE-PI).
O Justo Acesso, uma proposta do TJ-PI, tem como finalidade disponibilizar os serviços da Justiça Estadual, em parceria com outras instituições públicas, para localidades que não são sede de comarca. Por meio da criação de Pontos de Inclusão Digital, o programa tem como meta promover o acesso dos cidadãos à justiça e à cidadania, disponibilizando uma variedade de serviços online.
Um dos pontos altos da nova instalação do Justo Acesso em Conceição do Canindé é a criação do Ponto de Inclusão Digital do TRE-PI. Através deste recurso, os habitantes da localidade poderão usufruir de vários serviços eleitorais online, tais como: verificação de situação eleitoral; atualização de dados cadastrais, incluindo endereço e telefone; justificativa de ausência, permitindo justificar a não comparecimento às urnas em eleições passadas; entre outros serviços.