O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) lançou, na última segunda-feira (26/08), a campanha “Partido Sustentável” e o selo associado, com o objetivo de promover o descarte adequado e sustentável dos resíduos sólidos gerados durante o pleito eleitoral. A iniciativa, parte da Campanha Recicla TRE-PI, busca sensibilizar candidatas, candidatos e partidos políticos sobre a importância da correta destinação de materiais como papéis (jornais, revistas, livros, cadernos), papelão, plásticos, metais, óleos de cozinha usados e eletroeletrônicos.
A campanha prevê que o partido político que mais contribuir com resíduos provenientes das campanhas eleitorais receberá o selo “Partido Sustentável”, concedido pelo TRE-PI. Os resíduos devem ser entregues em pontos de coleta do Projeto E + Reciclagem da Equatorial Energia, parceira do TRE-PI na iniciativa. O peso total dos materiais coletados será convertido em KW/hora, e o valor correspondente será abatido da conta de energia elétrica da Associação Piauiense de Proteção e Amor aos Animais (APIPA), escolhida através de votação direta entre os servidores do TRE-PI.
A campanha visa promover uma eleição sustentável, combater a poluição ambiental e fomentar a solidariedade para causas humanitárias e de proteção animal. Além disso, promove o consumo consciente dos recursos naturais, alinhado com os princípios dos “5 R – Repense; Reduza; Reaproveite; Recuse”. As regras da campanha estão estabelecidas no Anexo Único da Portaria TRE-PI nº 426/2024.
No evento de lançamento, também foi apresentada a cartilha “Eleições Sustentáveis – Campanha Recicla TRE-PI”, que orienta sobre a coleta seletiva, disponibiliza canais de denúncia e estimula práticas de consumo consciente e respeito ao meio ambiente. A cartilha está disponível aqui.
Para ampliar a participação em Teresina e nos outros 223 municípios do interior do estado, o lançamento ocorreu em formato online, transmitido ao vivo pelo canal do TRE-PI no YouTube, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
O presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, abriu o evento destacando a conformidade da campanha com as Resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e as diretrizes da Agenda 2030 da ONU. Segundo ele, a campanha reconhece os esforços dos partidos políticos em promover uma eleição ambientalmente sustentável e respeitosa.
A Diretora Geral e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero do TRE-PI, Silvani Maia Resende Santana, ressaltou a importância histórica da iniciativa e mencionou um projeto-piloto semelhante realizado em eleição suplementar no Piauí. Silvani destacou a parceria global e local com a Equatorial Energia e a colaboração dos partidos políticos.
O gerente de Clientes Especiais da Equatorial, Joaquim Milhomem, enfatizou a abrangência da campanha e seu papel na promoção de práticas de sustentabilidade e coleta seletiva.
O Assessor de Planejamento e Gestão Estratégica do TRE-PI, Raimundo Nonato Gonçalves Júnior, informou que a campanha seguirá até o dia 15 de novembro de 2024. Até o momento, foram doados mais de 449 kg de papéis pelo Fórum Eleitoral e 74 kg pela sede do Tribunal.
Os materiais recicláveis podem ser entregues em diversos pontos de coleta do Projeto E + Reciclagem da Equatorial no Piauí, incluindo:
– Pátio do Assaí Atacadista (Dirceu) – Rua Jacinto Rufino Macedo, 1000 – Bairro São Raimundo
– Centro de Capacitação da FWF do Itaperu – Rua Governador Artur Vasconcelos, 4838 – Bairro Alto Alegre
– Escola Municipal Professor Valter Alencar – Rua Farmacêutico Raul Bacellar, 3581 – Quadra A – Planalto Uruguai
– Centro de Produção do Parque Wall Ferraz – Avenida Ministro Sérgio Mota – Parque Wall Ferraz
– Praça das Palmeiras – Avenida Dr. Luís Pires Chaves – Bairro SACI
– Sede do Projeto MP3 – Movimento pela Paz – Avenida Professor Valter Alencar, 762 – São Pedro