O Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER) iniciará a construção de mais um trecho da PI-392 a partir do zero. Esse trecho é parte crucial do Anel Viário da Soja, e, junto com as rodovias estaduais 247 e 397, desempenha um papel essencial no transporte da produção agrícola no cerrado piauiense.
O projeto prevê a construção de mais 53 km no trecho que parte da Bunge (Serra Grande), em Baixa Grande do Ribeiro, atravessando a Fazenda Insolo até a Fazenda Brejo Seco, no entroncamento com a BR-330.
Este projeto, conduzido pelo DER como parte do Plano de Ação do Anel Viário da Soja, é uma iniciativa do governo de Rafael Fonteles, visando melhorias na infraestrutura viária. Estes projetos visam fortalecer e pavimentar a integração do Piauí com outros centros e contribuir para o desenvolvimento deste importante polo de produção, que tem como base as cidades do Território de Desenvolvimento Tabuleiros do Alto Parnaíba, na região sul do estado.
“Este anúncio representa a continuação dos investimentos, um plano em andamento! Vamos implantar mais 53 km de pavimento novo neste corredor, um investimento de R$ 94 milhões. O trecho inclui áreas de Baixa Grande do Ribeiro, passando por fazendas envolvidas em diferentes culturas, responsáveis por colocar nosso estado na vanguarda nacional na produção de soja e milho”, explica Leonardo Sobral, diretor-geral do DER.
“O Anel Viário da Soja já é uma realidade, impulsionado por obras de infraestrutura essenciais para o desenvolvimento econômico e social. Uma combinação de recursos públicos e privados que garantem maior competitividade e conectam o Piauí a outros centros”, acrescenta Sobral.
O plano de ação para o desenvolvimento do Anel Viário da Soja beneficia diretamente três rodovias estaduais: 247, 392 e 397. “Do total de 127 km da PI-392, o Governo do Estado já concluiu 46 km e recuperou mais 28 km entre Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro no ano de 2023”, destaca Sobral.
O Anel Viário da Soja é um projeto em andamento pelo DER-PI, destinado a fornecer a infraestrutura rodoviária necessária para atender a região produtora de grãos do cerrado piauiense. Localizado no sudoeste do Estado, nos Territórios de Desenvolvimento Tabuleiro do Alto Parnaíba e Chapada das Mangabeiras, é a principal região agrícola do Piauí e faz parte do Matopiba, que responde por 12% da produção nacional de soja.