Na manhã da última segunda-feira (20), Carla Yáscar Bento Feitosa Belchior, Defensora Pública Geral do Piauí, marcou presença na reunião do G20 Social. O evento, que teve como principal objetivo o combate à fome e à pobreza, buscou soluções coletivas por meio da participação de entidades não governamentais nas atividades e decisões do G20. A programação do G20 Social precede a 3ª reunião da Força-Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que ocorrerá em Teresina de 22 a 24 de maio.
O encontro é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), em colaboração com o Governo do Piauí e a Secretaria-Geral da Presidência da República. O propósito é assegurar que a sociedade civil participe ativamente na formulação das políticas públicas. A intenção é que estratégias bem-sucedidas contra a insegurança alimentar e a pobreza possam ser adaptadas aos contextos nacionais e implementadas pelos países membros.
Durante o evento, Wellington Dias, Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, concedeu uma entrevista coletiva, acompanhado de Márcio Macêdo, Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, e Rafael Fonteles, Governador do Piauí.
A proposta do G20 Social foi elaborada a partir da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. “Iniciamos com a escuta de líderes sociais que trabalham nesta temática. Ao final, teremos um relatório que será entregue à delegação brasileira, que será responsável por extrair as propostas que possam servir de base para aprovação e encaminhamento ao fórum do G20. O objetivo é sair de Teresina com o entendimento técnico para produzir os termos da aliança global contra a fome e a pobreza”, afirmou Wellington Dias.
Rafael Fonteles, Governador, destacou que o diferencial do evento é aproximar as 20 maiores economias do mundo da sociedade civil organizada e do povo. “No momento em que o presidente Lula coloca o social em pé de igualdade com as questões geopolíticas e econômicas, é uma demonstração inequívoca do compromisso do presidente Lula e de sua equipe de ministros com a melhoria da qualidade de vida das pessoas. É uma honra para nós que esse debate seja feito hoje no Piauí”, ressaltou Fonteles.
Carla Yáscar Belchior, Defensora-Geral do Piauí, comentou sobre a importância dos temas discutidos durante o evento. “Momento significativo de articulação e aprendizados durante o ‘G20 Social’, evento que tem como objetivo principal a aproximação das discussões do G20 com a sociedade civil, na busca por soluções conjuntas para o combate à fome e à pobreza, através desse diálogo com lideranças, movimentos e iniciativas que atuam exatamente com essa mesma temática, buscando assim a formulação de propostas e projetos que poderão servir de base para futuras ações”, declarou.
Esta é a primeira vez que o Brasil presidirá o G20 e traz como principal discussão estratégias e parcerias para a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. No Piauí, a reunião vai definir os instrumentos fundadores dessa Aliança, que serão firmados em junho, durante reunião ministerial no Rio de Janeiro.
O evento contou com a participação de 54 delegações de países e organizações internacionais, que tiveram a oportunidade de conhecer exemplos bem-sucedidos de políticas públicas de enfrentamento à fome e à pobreza implementados no Piauí. *Informações fornecidas pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.