Na manhã da última segunda-feira (7/10), a juíza Elvira Pitombeira e a promotora eleitoral Cléia Fernandes foram recebidas pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, para apresentar o relatório referente à auditoria da votação eletrônica nas eleições municipais de 2024.
O procedimento incluiu o sorteio público de 20 urnas eletrônicas, realizado na véspera do pleito, e os testes de integridade com e sem biometria. Os testes com biometria ocorreram em duas seções eleitorais localizadas em uma escola próxima à sede do TRE-PI, enquanto os sem biometria foram realizados no Iate Clube de Teresina, abrangendo 18 urnas das zonas eleitorais de Barras, Floriano, União, Picos, São Raimundo Nonato, Miguel Alves, Altos, Água Branca, Itainópolis, Parnaguá, Buriti dos Lopes, Gilbués, Canto do Buriti, Cocal e Teresina.
A juíza Elvira Maria Osório Pitombeira Meneses de Carvalho, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, destacou a transparência e regularidade do processo: “Estamos aqui prestando contas do nosso trabalho, que transcorremos dentro da normalidade, transparência, regularidade e confiabilidade. Agradecemos a todos os membros da comissão de auditoria que trabalharam com excelência, aos demais servidores do tribunal e ao Ministério Público Estadual e Federal que muito nos ajudaram para que esse trabalho fosse desenvolvido com sucesso”.
A promotora Cléia Cristina Pereira Januário Fernandes, da 2ª Zona Eleitoral, também ressaltou o êxito da auditoria: “foi um trabalho exitoso, uma construção coletiva com participação da comissão, excelentes meses selecionados, demonstrando a confiança da votação eletrônica”.
O presidente do TRE-PI, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, elogiou a condução dos trabalhos: “A auditoria, presidida pela Dra. Elvira, com a valiosa participação do Ministério Público, na pessoa da Dra. Cléia, foi excelente. Parabenizo toda a comissão pelo trabalho realizado”.
Além da juíza e da promotora, estiveram presentes à reunião Silvani Maia Resende Santana, Diretora Geral do TRE-PI e Coordenadora do Comitê Gestor de Políticas de Gênero, Edilson Costa Barros, secretário da Comissão de Auditoria, e Antônio Manoel Silveira de Sousa, representante da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) na Comissão.