O advogado Aurélio Lobão, pré-candidato à presidência da OAB-PI, participou de um evento voltado para a jovem advocacia e reforçou a importância da união e capacitação da classe. Em uma fala compartilhada nas redes sociais, ele destacou a necessidade de combater a desunião entre os profissionais, afirmando que a divisão fragiliza a advocacia. “Quem planta desunião, quem planta discórdia numa classe, é o primeiro passo para que a nossa classe fique fragilizada. Mas nós não vamos deixar isso acontecer”, disse Lobão, enfatizando o papel da jovem advocacia no fortalecimento da categoria.
Durante o evento, Aurélio Lobão relembrou as conquistas de sua gestão à frente da Escola Superior de Advocacia do Piauí (ESA-PI) entre 2019 e 2021, período em que promoveu a descentralização das ações da instituição. Ele mencionou a criação das primeiras pós-graduações presenciais nas cidades de Piripiri e São Raimundo Nonato, evitando que advogados do interior precisassem se deslocar até Teresina para obter capacitação. “Fomos capacitar no próprio local de trabalho. Mais de 5 mil colegas foram capacitados atendendo a essa necessidade diária dos advogados”, destacou.
Lobão também frisou a importância da independência profissional, construída por meio de estudo, determinação e apoio institucional. “O advogado(a) precisa estar preparado para ser independente, para tomar suas próprias decisões e construir seu caminho, sempre com respeito aos pares e à profissão que tanto honramos. E essa independência se constrói com estudo, determinação e a certeza de que estamos amparados por uma instituição que acredita em nosso potencial”, afirmou.
O advogado também ressaltou que a ESA-PI, durante sua gestão, modernizou e democratizou o acesso a cursos em todas as regiões do estado, contribuindo para o fortalecimento da advocacia. ‘’No período em que estive à frente da ESA-PI, buscamos modernizar e descentralizar as ações da Escola, democratizando o acesso a cursos e qualificações, desde a capital até as subseções mais distantes. Foi uma época de transformação, em que capacitamos centenas de advogados(as), oferecendo oportunidades que fortaleceram nossa classe e contribuíram para uma advocacia mais sólida e preparada para o futuro.’’
Em sua fala, Lobão reafirmou seu compromisso com a classe, especialmente com os jovens advogados, e destacou que, se eleito, continuará trabalhando pela união, respeito e capacitação da advocacia piauiense. “Contem comigo nessa caminhada!”, concluiu.