Nesta segunda-feira (17), às 9 horas, no plenário Deputado Waldemar Macêdo, será realizada uma Audiência Pública com o objetivo de debater a Violência contra a Mulher e introduzir o projeto “Banco Vermelho”. A iniciativa é da deputada Simone Pereira, que ocupa o cargo de vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
No dia 12 de junho, a Alepi promoveu um debate sobre a eficácia das medidas protetivas no Piauí. Agora, o projeto Banco Vermelho e os dados do Instituto Data Senador serão os tópicos principais da discussão, que contará com a presença da senadora Jussara Lima (PSD), responsável pela solicitação do debate na Assembleia.
O projeto Banco Vermelho tem como objetivo conscientizar a sociedade civil e os governantes globais sobre o feminicídio. O primeiro banco vermelho foi instalado em 2016, na cidade de Lomello, no norte da Itália.
Os bancos, pintados de vermelho, são colocados em locais públicos com grande fluxo de pessoas. Neles, são exibidas frases que incentivam a reflexão sobre o tema e informações de contato para denúncias e apoio às vítimas.
Atualmente, o projeto está presente em vários países, incluindo Estados Unidos, Espanha, Áustria, Mongólia, Austrália, Ucrânia e Argentina. No Brasil, o projeto foi lançado em 24 de março deste ano, sendo Pernambuco o primeiro estado a aderir à iniciativa.