A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) segue os passos do Congresso Nacional ao implementar um sistema híbrido de votação. Este novo modelo permitirá que os parlamentares participem das votações remotamente, utilizando a internet para registrar seus votos por meio do novo sistema eletrônico da Casa.
Atualmente, estão sendo realizados testes para assegurar a funcionalidade do sistema, e será necessário adaptar o Regimento Interno da Alepi para incorporar essas mudanças.
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), destacou a segurança do novo sistema: “Esse é um sistema tão seguro quanto o sistema adotado no plenário do Congresso Nacional. Nós poderemos fazer a participação remotamente como se em Plenário estivesse.” A Mesa Diretora da Assembléia se reunirá na próxima quarta-feira (7) para discutir a regulamentação e os detalhes do sistema híbrido.
Na sessão plenária de segunda-feira (5), o deputado Fábio Novo participou remotamente, utilizando seu celular. Durante a sessão, ele elogiou o Governo do Estado pela assinatura do decreto de desapropriação do Cine Rex, situado no centro de Teresina.
Fábio Novo expressou sua satisfação com a decisão: “É um patrimônio histórico que nós vamos manter na nossa capital. Ele será todo revitalizado, restaurada a sua fachada histórica. Voltaremos a ter um cinema no centro de Teresina. E dentro das dependências também teremos a nossa escola de audiovisual, que vai receber cerca de 1700 alunos da rede estadual do ensino médio.”