O deputado estadual Henrique Pires (MDB) apresentou, nesta quarta-feira (9), requerimento para a realização de uma audiência pública com a finalidade de discutir a atuação dos institutos de pesquisa durante a campanha eleitoral de 2024. O pedido foi lido no pequeno expediente da sessão plenária e deverá ser submetido à votação na próxima sessão deliberativa.
Na justificativa de sua proposição, o parlamentar destacou que o resultado das eleições revelou discrepâncias significativas entre os dados fornecidos pelos institutos de pesquisa e o resultado oficial das urnas, ocorrido no dia 6 de outubro de 2024.
“O resultado das eleições declarado de maneira inquestionável que existem enormes discrepâncias entre pesquisas contratadas e divulgadas pelos institutos de opinião pública do Estado do Piauí durante a corrida eleitoral e o resultado da votação oficial obtida no dia 06 de outubro de 2024”, argumentou o deputado.
Henrique Pires ressaltou que, independentemente de se tratar de falhas sistemáticas ou de intenção fraudulenta, essas instituições têm, de certa forma, influenciado o eleitor a adotar o chamado “voto útil”, favorecendo os candidatos que aparecem nas primeiras posições das pesquisas, em detrimento de escolhas baseadas em convicções pessoais.
O foco principal do parlamentar é a apuração das pesquisas eleitorais referentes à disputa pela prefeitura do município de Canto do Buriti. “Os institutos de pesquisa divulgaram insistentemente dados onde o candidato Dr. Guilherme Oliveira (PT) estaria na frente, […] sendo que o candidato Dr. Felipe Alves (MDB) teve quase o dobro de votos dos seus concorrentes”, afirmou Henrique Pires, solicitando a análise aprofundada do caso.