Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) da última terça-feira, 13 de agosto, o deputado Dr. Vinícius (PT), líder da bancada do Governo, relatou sua visita ao Troca-Troca para avaliar a situação do ponto comercial após o incêndio ocorrido no último domingo, 11 de agosto.
O parlamentar destacou que uma das medidas propostas para mitigar as perdas enfrentadas pelos empreendedores é a criação de uma linha de crédito especial através da Badespi (Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí).
Dr. Vinícius informou que foi realizada uma reunião com o presidente da Badespi, Feliphe Araújo, para discutir a elaboração de uma linha de crédito que permita aos empreendedores afetados pelo incêndio recuperar suas atividades comerciais. “Nós alinhamos com eles que vamos fazer uma reunião hoje para poder a gente discutir sobre a perda que eles tiveram de mercadorias. Alinhamos com o presidente Feliphe [Araújo] do Badespi para que a gente faça o entendimento e procure uma linha de crédito que ajude aqueles empreendedores a se reerguer”, explicou o deputado.
O parlamentar mencionou que doze locatários tiveram suas mercadorias totalmente destruídas pelo incêndio. Dr. Vinícius observou que, além de soluções emergenciais, é necessário implementar políticas públicas mais robustas, uma vez que já havia uma carência de suporte adequado para os trabalhadores da área antes do ocorrido. “O que a gente viu, realmente, foi uma desassistência àqueles empreendedores. Você tem condições estruturais ruins e uma falta de proteção do ponto de vista da segurança local”, afirmou.
Além da proposta de linha de crédito, Dr. Vinícius anunciou a intenção de estabelecer parcerias com o Sistema S para promover treinamentos e realizar uma busca ativa para identificar micro e pequenos empreendedores que necessitam de apoio adicional por parte do Poder Público.