Nota | Geral

Alepi: Debate sobre segurança hídrica reunirá ministro, bancadas estadual e federal nesta segunda-feira, 8

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promoverá, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9h, o evento “Mais Piauí – água no sertão”. Nesta semana, os deputados estaduais intensificaram os convites para o debate, sublinhando a urgência de abordar o problema do acesso à água no semiárido piauiense. 

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) promoverá, na próxima segunda-feira (8), a partir das 9h, o evento “Mais Piauí – água no sertão”. Nesta semana, os deputados estaduais intensificaram os convites para o debate, sublinhando a urgência de abordar o problema do acesso à água no semiárido piauiense. 

Entre os participantes confirmados estão o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, o governador do Estado, Rafael Fonteles, além de Geraldo Francisco da Silva Júnior, do Ministério do Planejamento, e Bruno Cravos Alves, do Ministério da Integração. Também estarão presentes prefeitos e membros da bancada federal do Piauí.

A iniciativa foi proposta pelo deputado Bessah (Progressistas) e acolhida pelos demais parlamentares como um projeto de discussão de temas cruciais para o Piauí. De acordo com o presidente da Assembleia, Franzé Silva (PT), a intenção é fazer da Alepi um palco para esses debates, atraindo a atenção da sociedade, da bancada federal e do Governo Federal.

“Estamos cientes da recorrente falta de abastecimento de água em vários municípios e povoados, muitos dos quais dependem de carros-pipa. Esse debate, que queremos realizar na segunda-feira, trará alternativas para enfrentar esse grave problema que afeta, principalmente, os piauienses que residem na região do semiárido”, afirmou Bessah.

O parlamentar defende que uma das soluções pode ser a transposição do Rio São Francisco para as nascentes dos rios Canindé e Piauí. Esta obra poderia beneficiar municípios como São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina. Desde 2013, tenta-se realizar um estudo de viabilidade para a execução da obra.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

– Deputado Franzé Silva (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Piauí

9h30 – Mesa Temática 1

– A história do Canal do Sertão Piauiense

   Palestrantes: ex-deputados federais B. Sá e Jesus Rodrigues

10h15 – Mesa Temática 2

– Os aspectos políticos, ambientais e econômicos do problema da falta de água no sertão do Piauí

   Palestrantes: APPM (prefeito de Marcolândia, Dr. Corinto Matos, e prefeito de Jacobina, GD Oliveira) e representante do FSA (Paulo dos Anjos, coordenador do Programa Uma Terra, Duas Águas – P1+2)

11h – Conferência Magna

– Os projetos para ampliar a oferta hídrica no Sertão do Piauí: a infraestrutura e os impactos sociais

   Palestrantes: Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome; Geraldo Francisco da Silva Júnior, subsecretário de articulação com estados e municípios do Ministério do Planejamento; e Bruno Cravos Alves, diretor do Departamento de Projetos Estratégicos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional.