Na última segunda-feira, 6 de maio, a Subseção Judiciária de Parnaíba, no Piauí, inaugurou um novo Ponto de Inclusão Digital (PID) no município de Piracuruca. O evento ocorreu no Espaço Jovem Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, situado na praça Irmão Dantas.
A iniciativa tem como objetivo expandir o acesso à Justiça para a população e contará com o respaldo da Coordenação dos Juizados Especiais Federais da 1ª Região (Cojef), do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), sob a liderança do desembargador federal Carlos Pires Brandão, e da Prefeitura Municipal de Piracuruca/PI.
Quanto ao PID, conforme a Resolução 508/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), este se define como um ambiente que permite, de maneira adequada e simultânea para mais de um ramo do Poder Judiciário, a execução de atos processuais, tais como depoimentos de partes, testemunhas e outros colaboradores da justiça, por meio de videoconferência, bem como o atendimento através do Balcão Virtual, instituído pela Resolução CNJ n. 372/2021, com a possibilidade de adição de outros serviços públicos voltados à cidadania.