No dia 05, o desembargador Manoel Dourado, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), marcou presença na cerimônia de abertura do XI Encontro do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, realizado no Mato Grosso. Ele estava lá representando o presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida.
A condução do evento ficou a cargo do desembargador Carlos França, presidente do Consepre e do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO), e da desembargadora Clarice Claudino da Silva, presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT).
Além deles, estavam presentes o juiz Mário César Moreira Cavalcante, Paulo Eurico Borba Gomes, consultor jurídico da vice-presidência, e Vanessa Nunes Belo Ferreira, consultora jurídica da Secretaria da Presidência (SECPRE).
Carlos França, presidente do Consepre, destacou a importância dos temas que serão discutidos durante o encontro, como Justiça Restaurativa e Justiça 4.0, além de novidades como o Juiz das Garantias. Ele mencionou que o evento trará temas significativos para o Judiciário, como a Justiça Restaurativa e a Justiça 4.0.
Além disso, haverá uma conferência de abertura com o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, que falará sobre o Juiz das Garantias, trazendo informações para a implementação em todos os Tribunais do Brasil e garantindo as liberdades no devido andamento do processo legal.
Nos próximos dias do XI Consepre, a programação contará com palestras sobre diversos temas, como Justiça Restaurativa, Justiça 4.0, Economia e Meio Ambiente, com palestrantes renomados do CNJ e do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao final do evento, os desembargadores participantes elaborarão uma Carta do Encontro, com os principais encaminhamentos e direcionamentos do evento.