A Justiça Itinerante inicia, nesta segunda-feira (16), uma nova etapa de atendimentos gratuitos para a população de Teresina. A jornada ocorrerá no Centro de Formação São José Operário, localizado na Rua 24 de Janeiro, no Centro Norte da capital. Os serviços estarão disponíveis até sexta-feira (20), a partir das 08h, com a distribuição de senhas diárias.
Conforme explica a analista judicial Robertha Sampaio, integrante da equipe da Justiça Itinerante, essa iniciativa facilita a regularização de documentações civis de forma eficiente e simplificada.
“É sempre muito gratificante podermos levar serviços tão necessários à garantia da cidadania, diretamente para os cidadãos e cidadãs piauienses. Aqui realizamos atendimentos especiais à expedição de documentações básicas, como vias de Registro Civil e Registro Geral, bem como outros serviços de natureza conciliatória, como dados consensuais, de forma prática e eficiente. Contudo, como sempre alertamos, é necessário que a população se atente às documentações pessoais mínimas oportunas para cada atendimento”, destaca Robertha Sampaio.
Rosana Sena, dona de casa que utilizou os serviços, relatou sua experiência positiva. “Eu vim na Vila Operária resolver um problema aqui na Justiça Itinerante, a Certidão de Nascimento da minha mãe, de 94 anos, e a certidão da minha irmã, de 54 anos. Fui bem recebido e deu tudo certo. A gente resolve logo tudo aqui, de forma bastante prática”, afirmou.
A Justiça Itinerante, uma iniciativa do Judiciário com duas décadas de atuação, oferece, em um único local, uma série de serviços que garantem o exercício da cidadania de maneira gratuita.
Serviços oferecidos e documentação necessária:
– Reconhecimento de paternidade:
– Certidão de Nascimento ou Casamento, RG, CPF, comprovante de endereço dos pais, e Certidão de Nascimento do menor.
– Retificação de registro civil (nascimento, casamento e óbito):
– Documento a ser retificado ou comprobatório da necessidade de correção, RG, CPF e comprovante de endereço.
– Divórcio Consensual:
– Certidão de Casamento, Certidão de Nascimento dos filhos menores, documentação de imóveis (se aplicável), RG, CPF e comprovante de endereço.
– Reconhecimento de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores.
– Suprimento e dissolução de união estável:
– RG, CPF, comprovante de endereço do casal, Certidão de Nascimento atualizada, duas testemunhas e Certidão de Nascimento dos filhos menores.
– Suprimento/justificação de óbito:
– RG, CPF, Certidão de Casamento do falecido, declaração de óbito do hospital, declaração do cemitério e duas testemunhas. O solicitante deve apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.
– 2ª via de Registro Civil:
– Certidão do Registro Civil, CPF e comprovante de endereço.
– RG (1ª e 2ª vias):
– Certidão de Nascimento/Casamento atualizada, foto 3×4, comprovante de endereço, RG e CPF (original e cópia).