A Inteligência Artificial JuLIA (Justiça Auxiliada pela Inteligência Artificial), implementada pelo Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), obteve o segundo lugar na categoria “Resultados Comprovados” do I Prêmio Inovação do Poder Judiciário, concedido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na mesma premiação, o projeto ECOnomia, desenvolvido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), em parceria com o TJ-PI, foi vencedor na categoria “Ideias Inovadoras”. A cerimônia ocorreu na última sexta-feira (13), durante o encerramento do IV Festival de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário (Festlabs), realizado de 11 a 13 de setembro, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ).
Lançada em outubro de 2023, a JuLIA vem promovendo maior eficiência na prestação jurisdicional do TJ-PI, utilizando ferramentas de análise de petições, aceleração no acesso a informações, acompanhamento processual, consulta a jurisprudências e outros serviços. Entre suas funcionalidades de destaque, estão o JuLIA Notify, que alerta magistrados sobre pedidos de Medidas Protetivas, e o chatbot, que oferece informações processuais a partes e advogados via WhatsApp.
Na categoria “Serviços Judiciais Inovadores com Resultados Comprovados”, a JuLIA conquistou o segundo lugar, sendo superada apenas pelo Pangea, buscador de precedentes do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. O terceiro lugar foi concedido ao projeto eGarimpo, do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região.
O desembargador José Wilson Araújo, supervisor do Laboratório de Inovação do TJ-PI, o OpalaLab, destacou a importância do reconhecimento: “Com menos de um ano de implementação, a JuLIA já nos garantiu esta honraria em um prêmio de grande relevância. Em breve, lançaremos novos módulos que trarão ainda mais avanços para o TJ-PI e, sobretudo, para os jurisdicionados.”
Por sua vez, o projeto ECOnomia — Transporte Compartilhado, desenvolvido pelo Laboratório de Inovação do TRE-PI, em parceria com o TJ-PI e o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região, foi o vencedor na categoria “Ideias Inovadoras”. O magistrado Thiago Aleluia, coordenador do Laboratório de Inovação do TRE-PI, explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de promover o desenvolvimento sustentável nas atividades cotidianas dos tribunais.
Segundo o juiz, o ECOnomia propõe o compartilhamento da frota de veículos entre os tribunais para deslocamentos intermunicipais, visando a otimização de recursos e a sustentabilidade. O desenvolvimento do projeto foi realizado em colaboração com os Laboratórios de Inovação dos três tribunais envolvidos, baseando-se em princípios como foco no usuário, acessibilidade, colaboração, transparência e desburocratização, além de buscar a sustentabilidade socioambiental.
O Prêmio Inovação do Poder Judiciário, em sua primeira edição, tem como propósito incentivar e reconhecer soluções inovadoras que aprimorem os serviços judiciais, destacando projetos que tragam melhorias nos processos internos e na eficiência do sistema de Justiça brasileiro.