A partir desta terça-feira (25), a Corregedoria do Foro Extrajudicial do Piauí promove a Semana do Registro Civil-Registre-se na Comarca de Esperantina, localizada a 185 km de Teresina. Esta iniciativa, que se estende até a sexta-feira (28), tem como objetivo assegurar a emissão gratuita de registros civis de nascimento, casamento e óbito para a população no Fórum da Comarca.
Segundo o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior, a campanha “Registre-se” é um marco significativo na luta contra o sub-registro civil no Piauí e na facilitação do acesso à documentação básica.
“Esta é a segunda edição do Registre-se que realizamos neste ano; a primeira foi em Teresina, no mês de maio, em que foram solicitadas mais 4 mil emissões gratuitas de documentações cíveis, e agora levamos essa série de serviços cidadãos à população de Esperantina e região. Para isso, contamos com o auxílio da população para que se faça presente e goze do pleno exercício de suas cidadanias, nesta ação tão importante e fundamental ao nosso Estado”, a destacou o magistrado.
Os atendimentos serão realizados de terça (25) a quinta-feira (27), das 8h às 12h e das 14h às 17h. Na sexta-feira (28), os serviços estarão disponíveis apenas no período da manhã, das 8h às 12h.
Documentação Necessária
O juiz auxiliar enfatizou a necessidade de a população estar atenta à documentação mínima exigida para os atendimentos. “É crucial que os cidadãos tragam sua certidão antiga e um documento de identificação (RG). Nossa equipe está preparada para realizar os atendimentos de forma prática e simplificada”, concluiu Carlos Augusto Arantes Júnior.
Essa iniciativa visa promover a cidadania e garantir que todos os habitantes de Esperantina tenham acesso aos documentos necessários para o pleno exercício de seus direitos civis, contribuindo assim para a erradicação do sub-registro e a inclusão social no Estado do Piauí.