A Central de Processos Eletrônicos (CPE) das Varas de Família do Piauí registrou, somente no mês de maio de 2024, um total de 33.043 movimentações processuais. Este desempenho permitiu a conclusão de 968 processos e a realização de 668 julgamentos, em colaboração com os gabinetes. A CPE Família, ferramenta desenvolvida pela Corregedoria Geral da Justiça do Piauí (CGJ-PI), visa aumentar a eficiência da Justiça de 1º Grau no estado.
Desde sua implantação em 2023, a CPE tem desempenhado um papel fundamental na promoção de uma prestação jurisdicional mais eficiente, como ressaltou o corregedor-geral da Justiça do Piauí, desembargador Olímpio José Passos Galvão. Ele afirmou: “A atuação da CPE nas Varas de Família tem impulsionado uma prestação jurisdicional de excelência, buscando sempre trazer resultados mais céleres, que garantem maior eficiência e satisfação aos jurisdicionados piauienses.”
No mês anterior, abril de 2024, a CPE Família alcançou um recorde de 40.473 movimentações processuais, resultando na baixa de 842 processos e na conclusão de 681 julgamentos.
O coordenador da Central Eletrônica nas Varas de Família, Anderson Pinto, destacou os esforços contínuos para acelerar a tramitação dos processos.
“Continuamos o nosso trabalho em compromisso com a celeridade nas Varas de Família, visando agilizar a tramitação e a baixa processual dos acervos das unidades. Como consequência disso, estamos com o Índice de Atendimento à Demanda (IAD) das unidades de Família em 105,33%, uma pontuação magnífica e de excelência para os padrões do Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o coordenador.