Nota | Geral

Servidores do TJ-PI participam de Fórum de Auditoria promovido pelo CNJ

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu a terceira edição do Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário. 

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Entre os dias 14 e 16 de agosto de 2024, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promoveu a terceira edição do Fórum Permanente de Auditoria Interna do Poder Judiciário. 

A sessão inaugural foi presidida pelo secretário de Auditoria Interna e juiz auxiliar da Presidência do CNJ, Paulo César Rodrigues, que destacou a relevância desse fórum como um espaço crucial para a troca de reflexões e experiências sobre as atividades relacionadas ao Sistema de Controles Internos dos órgãos judiciais.

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antonio Anastasia, reforçou a importância do controle interno, propondo uma visão que transcenda o enfoque punitivo tradicionalmente associado a essa função. Segundo o ministro, “o importante é nós termos a ciência de que o controle vai orientar a atividade finalística e não somente ter a punição como a ideia central.”

Luiz Paiva, Superintendente de Controle Interno do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), salientou a relevância do evento para o aperfeiçoamento das funções administrativas de controle. Paiva enfatizou que “oram compartilhados temas teóricos e práticos relacionados à atividade de controles internos e auditoria, de sorte que a troca de experiencias proporcionou a disseminação das melhores práticas adotadas pelos órgãos públicos, a fim de aprimorar os processos de gerenciamento de riscos, de controles internos, de integridade e de governança….”