Em uma reunião realizada na última quinta-feira (16/05), Raylena Alencar, Secretária-geral da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, juntou-se a Caio Maia, Superintendente Regional Nordeste do INSS, e William Machado, Gerente Executivo do INSS no estado, para discutir estratégias que acelerarão os serviços prestados pelo INSS no Piauí.
A discussão centrou-se em tópicos como a implementação de mutirões de perícias, a expansão dos serviços através da telemedicina e a utilização do Atestmed como instrumento para solicitar benefícios por incapacidade temporária.
Raylena Alencar destacou a recente diminuição no tempo médio de espera pelas perícias médicas no Piauí. “Por meio dos mutirões que solicitamos nos últimos mês e do trabalho conjunto das instituições, já conseguimos reduzir o tempo médio de espera por perícias médicas em 50%”, afirmou.
Com o objetivo de continuar a reduzir a fila de espera pelas perícias, foi anunciado na quarta-feira (15/05) um novo mutirão para Teresina, com início previsto para o dia 25. Os agendamentos já estão disponíveis e podem ser realizados através do aplicativo “Meu INSS” ou da Central de Atendimento pelo telefone 135. Estão disponíveis 120 vagas para perícias de benefícios por incapacidade e 285 para benefícios assistenciais. Há previsão de abertura de agenda para perícias no interior do estado nos próximos dias.
Além disso, Raylena Alencar levou à discussão a necessidade de reforma na agência do INSS na cidade de São João do Piauí. Ela ressaltou que os representantes da instituição foram receptivos à questão.
“Também conversamos sobre a necessidade de reforma na gerência nacional e, principalmente, na agência de São João do Piauí, atendendo a um pedido da Subseção. E obtivemos uma resposta positiva e em breve teremos essa nova estrutura para melhor atender a sociedade que tanto precisa de um olhar empático”, explicou.
Raylena Alencar enfatizou que a comunicação entre as instituições é fundamental para garantir melhores condições de trabalho para a classe. “Estamos sempre em busca de melhorias para a Advocacia piauiense, por isso, buscamos manter um bom diálogo. É através dele que alcançaremos melhorias para a classe”, disse.
Ana Lúcia, Chefe de Perícias no Piauí, também participou da reunião.