Durante quatro dias, uma parte da equipe da Assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça do Piauí (Ascom TJ-PI) participou da XVIII edição do Conbrascom (Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça), promovido pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ). Realizado no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), o evento reuniu 270 comunicadores de 170 instituições públicas de todo o país, debatendo a temática “Acesso aos direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”.
A jornalista Vanessa Mendonça ressaltou a pertinência das temáticas abordadas no Conbrascom 2024. “Inteligência Artificial e Linguagem Simples são temas urgentes para as assessorias de comunicação dos órgãos do Sistema de Justiça. Não são mais o futuro, mas o presente, e precisamos estar preparados para lidar com as mudanças que trazem”.
Daniel Silva destacou a importância do aprimoramento contínuo da comunicação pública, especialmente nos Tribunais de Justiça, enfatizando sua relevância não apenas para o judiciário, mas também para a sociedade.
“O Conbrascom nos possibilita troca de experiências, conhecimento de cases de sucesso em outros tribunais e nos impulsiona para o debate dos temas em pauta no país e na comunicação pública. Assim, estamos mais preparados para melhor comunicar as ações do nosso tribunal”, avaliou o jornalista.
Segundo o Social Media Alexandre Caio, o evento foi uma oportunidade para conhecer como os órgãos públicos estão se comunicando em diversas plataformas.Além disso, conhecer as boas práticas dos outros tribunais e compartilhar nossos avanços foi primordial para que voltássemos do Conbrascom com novas ideias para fazer a comunicação do judiciário ainda melhor”.
Débora Diniz, presidente do FNCJ e diretora de comunicação da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, enfatizou que “o evento foca numa comunicação acessível e inclusiva, essencial para garantir que todos os cidadãos compreendam e exerçam seus direitos de maneira plena”.
As atividades iniciaram no TRE-CE, com a abertura oficial e a palestra magna, ministrada por Sheila de Carvalho, que discutiu “Acesso a direitos: da linguagem simples à inteligência artificial”. No segundo dia, 20 de junho, os debates continuaram com temas como o desafio da IA nas instituições, a importância da linguagem simples e a escuta de histórias que a IA não alcança, culminando com a mostra de cases finalistas. Entre os palestrantes, destacaram-se Edney Souza, Olivia Rocha Freitas, Welkey Costa do Carmo, Raull Santiago da Silva e Débora Diniz.
No dia 21 de junho, o evento prosseguiu com reuniões setoriais pela manhã e discussões sobre desafios contemporâneos, ética, diversidade, acessibilidade e sustentabilidade à tarde, com a presença da palestrante Viviane Mosé. A plenária encerrou as atividades do dia, preparando o terreno para a tradicional cerimônia de entrega do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, que há 21 anos reconhece os melhores projetos de comunicação social em diversas categorias.
O próximo Conbrascom será realizado em 2025, em São Luís, capital do Maranhão, marcando o 25º aniversário do evento.