Ontem, 20 de maio, o Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) inaugurou a 8ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista. Este evento, uma realização conjunta do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho, adotou para este ano o lema “É conciliando que a gente se entende”.
Estão programados para mediação um total de 176 processos até a próxima sexta-feira, 24 de maio, exclusivamente nos Centros Judiciários de Métodos Consensuais de Solução de Disputas (Cejusc) de 1º e 2º graus. As sessões de conciliação estão ocorrendo também nas varas do trabalho, nas modalidades presencial, virtual e híbrida.
A desembargadora Basiliça Alves da Silva, que coordena o Cejusc de 2º grau, expressou sua expectativa de que a semana seja caracterizada por progressos notáveis na resolução de litígios trabalhistas. A magistrada enfatizou que “A conciliação é um instrumento valioso para solucionar conflitos de maneira mais célere e eficaz”.
A juíza do trabalho e coordenadora do Cejusc de 1° grau, Sylvia Helena Miranda, complementou dizendo que “A conciliação proporciona às partes a chance de encontrar soluções que melhor satisfaçam seus interesses, evitando o desgaste emocional e financeiro de um processo longo”.
Vale ressaltar que a solicitação de conciliação pode ser feita em qualquer momento e em qualquer fase do processo, não apenas durante a semana nacional. Para incluir um processo na pauta, a parte interessada deve se dirigir à unidade jurisdicional onde sua ação está em tramitação, seja nas varas do trabalho, nos gabinetes dos desembargadores, no Recurso de Revista ou nos núcleos.
Uma alternativa é entrar em contato com os Cejuscs-JT de 1° e 2° graus do Tribunal, através dos e-mails [email protected] e [email protected]; ou pelos telefones (86) 2106-9409 (Cejusc de 1° grau) e (86) 2106-9435 (Cejusc de 2° grau).