O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) iniciou, nesta segunda-feira, 16 de setembro de 2024, o processo de credenciamento para profissionais de imprensa interessados em cobrir as eleições municipais de 2024. O credenciamento é destinado a veículos de comunicação, jornalistas e assessores de imprensa e permitirá o acesso ao Centro de Divulgação das Eleições (CDE), localizado na sede do Tribunal, em Teresina. O CDE estará em funcionamento no dia 6 de outubro e, caso haja segundo turno, também no dia 27 do mesmo mês.
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição até às 23h59 do dia 25 de setembro. Não serão aceitos credenciamentos solicitados após este prazo.
Uso e Distribuição das Credenciais
As credenciais concedidas são pessoais e intransferíveis, ficando sob a responsabilidade exclusiva do profissional a quem foram atribuídas. Em caso de extravio, não será realizada reposição.
O TRE-PI disponibilizará as credenciais seguindo os seguintes critérios:
– 2 credenciais para veículos de mídia digital (portais, produtores de conteúdo e TV digital);
– 2 credenciais para veículos de mídia impressa (jornais e revistas);
– 4 credenciais para emissoras de televisão;
– 2 credenciais para emissoras de rádio;
– 1 credencial para assessorias de imprensa.
As credenciais serão emitidas com base nas informações fornecidas no formulário e poderão ser retiradas a partir do dia 2 de outubro.
Estrutura do Centro de Divulgação das Eleições
O CDE funcionará no auditório da sede do TRE-PI e estará equipado com rede de internet sem fio (wi-fi), facilitando a realização de entrevistas coletivas e agendadas. Durante os dias de votação, o Serviço de Imprensa e Comunicação Social do TRE-PI estará disponível para fornecer informações atualizadas sobre o pleito, incluindo boletins informativos ao longo do dia.
A estrutura do CDE estará acessível apenas nos dias de votação. Profissionais credenciados para o primeiro turno terão seu registro automaticamente estendido para o eventual segundo turno, se necessário.