Na próxima segunda-feira (8), o plenário da Assembleia Legislativa do Piauí será palco do Seminário “Mais Piauí”. O evento inaugural abordará a segurança hídrica no semiárido piauiense, com o intuito de alinhar esforços para viabilizar o canal de integração entre o sertão do Piauí e o Rio São Francisco. Este projeto, aguardado desde 2013, visa construir um canal de irrigação que levará água do Rio São Francisco aos rios Piauí e Canindé.
Os deputados estaduais estão retomando o debate acerca da necessidade de investimentos federais na transposição do Rio São Francisco para o Piauí. O deputado Bessah (Progressistas) reintroduziu o tema, buscando fortalecer o movimento pela construção do Eixo Oeste, que trará as águas do Velho Chico até as nascentes dos rios Canindé e Piauí. Em 2022, o Governo Federal autorizou a realização de estudos pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, que preveem a ligação do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, aos rios piauienses. O investimento total desses estudos é de R$ 4,7 milhões.
O seminário contará com a presença de especialistas e defensores da transposição há mais de três décadas. Entre as cidades piauienses que serão beneficiadas pela transposição do rio estão São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Patos do Piauí, Simões, Jaicós, Monsenhor Hipólito, Santo Antônio de Lisboa e Bocaina.