Em sua palestra durante a Mesa Redonda “Estratégias e Desafios para Garantia do Acesso à Justiça por Mulheres em Situação de Vulnerabilidade”, inserida na programação do V Fórum Piauiense de Juízas e Juízes de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher (Fopivid), o juiz Francisco Tojal Dantas Matos, do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), enfatizou: Falar em acesso à justiça é levar conhecimento, é desmistificar estereótipos, é distribuir dignidade.”
O magistrado parabenizou a organização do evento por fomentar o debate sobre um tema crucial tanto para as mulheres quanto para o sistema judiciário, possibilitando um aprofundamento significativo sobre a questão.
Tojal Dantas Matos ressaltou que o acesso à justiça envolve a criação de ferramentas e a disseminação de informações para o público-alvo. “O acesso à justiça está relacionado à criação de ferramentas, a levar conhecimento, informações a este público. Até porque a justiça é lugar de distribuir dignidade e não de reprodução de desigualdades. Falar de acesso à justiça é, acima de tudo, valorizar a história das pessoas, reconhecer suas vulnerabilidades, para que o judiciário seja um agente de transformação”, afirmou o juiz.
A Mesa Redonda contou também com a participação da Defensora Pública Verônica Acioly como debatedora e com a juíza Hilma Maria da Silva Lima, da Comarca de Jerumenha, que atuou na secretaria dos trabalhos.