Na última terça-feira, realizou-se uma reunião para discutir a criação e formalização de um acordo de cooperação técnica entre o Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI) e o plano de saúde Unimed. Tal iniciativa atende ao Requisito Nº 9, IV do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), relativo à Judicialização da Saúde.
Gláucia Cecy, representante da Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES) do TJ-PI, destacou que o acordo é pioneiro no âmbito do Poder Judiciário. Segundo ela, o objetivo é promover a cooperação mútua entre as partes, incentivando a resolução amigável de conflitos e o intercâmbio de informações para melhorar o desempenho das atividades e reduzir as demandas judiciais relacionadas à saúde pública e suplementar.
Participaram da reunião o juiz auxiliar da Presidência, Luiz de Moura; o juiz e presidente do Comitê de Saúde do Estado do Piauí (COSEPI), Antônio Oliveira; o médico Pedro Leopoldino; e o advogado e representante da Unimed, Aurélio Lobão. A previsão é que o acordo seja assinado ainda nesta semana pelo Presidente do TJ-PI, desembargador Hilo de Almeida, e demais cooperadores.