Com o objetivo de aprimorar a eficiência e celeridade na Justiça, a 2ª Vara da Comarca de Piripiri conseguiu reduzir em 100 dias o tempo médio de tramitação dos processos. Esta redução resultou em uma queda significativa na taxa de congestionamento, que passou de 72,68% para 63,80% em setembro de 2024. Segundo o magistrado responsável pela unidade, Sávio Ramon Batista da Silva, esta melhoria é parte de uma série de iniciativas que reposicionaram a Vara no cenário do 1º Grau piauiense.
O juiz Sávio Ramon destaca que, com uma gestão focada na celeridade e resolutividade, a unidade tem trabalhado de forma intensiva para proporcionar ao jurisdicionado de Piripiri um Judiciário mais eficaz e assertivo. Ele ressalta que, além de ter aumentado o percentual de cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em quase 10%, a Vara avançou da 52ª para a 24ª posição no Ranking do Painel Correição, obtendo o Selo Quartzo. Estes resultados, segundo o magistrado, são fruto do esforço e da eficiência dos servidores da unidade.
De acordo com o juiz, as inovações tecnológicas introduzidas pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Piauí desempenharam um papel crucial na obtenção desses novos índices. Ferramentas como o DataCor e o Painel Correição contribuíram para o aumento do Índice de Atendimento à Demanda (IAD) de 124% para 191,94%.
Sávio Ramon conclui ressaltando que a utilização diária dessas tecnologias e o trabalho integrado entre a Secretaria e o Gabinete têm sido fundamentais para oferecer um serviço de excelência, resultando em tramitações mais ágeis para a população de Piripiri.