A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, por intermédio da Comissão de Relação com o Poder Judiciário, remeteu um ofício ao Desembargador Olímpio José Passos Galvão, Corregedor Geral da Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI), solicitando ações imediatas para sanar a preocupante morosidade na Contadoria Judicial de 1º Grau.
O documento enfatiza a urgência na adoção de medidas que agilizem a elaboração dos cálculos judiciais, destacando que, conforme apurado, os cálculos têm demorado entre 8 a 10 meses para serem concluídos. Atualmente, a Contadoria está lidando com processos que deram entrada em 2023, situação que tem comprometido a celeridade e a eficiência da prestação jurisdicional no estado.
Uma reunião entre representantes da OAB Piauí e autoridades do TJ/PI evidenciou a gravidade do problema e a unanimidade quanto à necessidade de soluções urgentes.
Sensível ao pleito, o Corregedor deferiu prontamente o pedido da Ordem, determinando um esforço concentrado na Contadoria para reduzir o acúmulo existente, com máxima prioridade.
O Juiz titular da 2ª Vara de Valença, presente na reunião, destacou que o pleito da Comissão e da Diretoria da OAB, apresentado durante visita à unidade em 18 de março de 2024, foi devidamente atendido, não havendo atualmente processos na secretaria com mais de 100 dias sem movimentação.
Participaram da reunião o Corregedor Geral de Justiça, Desembargador Olímpio Galvão, o Juiz auxiliar da Corregedoria, Thiago Brandão, a Secretária da Corregedoria, Núbia Cordeiro, o presidente da OAB/PI, Celso Barros, o presidente e o secretário-geral da CRPJ, Thiago Brandim e Edson Araújo, respectivamente, além do membro da CRPJ, Ítallo Coutinho.