Na última terça-feira (07/05), Celso Barros Coelho Neto, Presidente da Seccional Piauí da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esteve presente em uma reunião com o Conselho Penitenciário do Estado do Piauí, entidade responsável pela supervisão da execução penal. A reunião, realizada na sede da OAB Piauí, teve como pauta a discussão de estratégias voltadas para aprimorar as políticas públicas do sistema penitenciário do estado.
Em um contexto de crescentes preocupações com as condições das prisões e a urgente necessidade de reformas, a reunião representou um avanço significativo na busca por soluções efetivas. Este encontro integra um conjunto de iniciativas voltadas para a promoção do bem-estar e da dignidade dos presos e da sociedade como um todo.
Celso Barros Coelho Neto, Presidente da Seccional, reiterou o compromisso da OAB Piauí em trabalhar para a criação de um sistema penitenciário mais equitativo e humanizado. “Diante de um sistema penitenciário superlotado e que pouco contribui para a ressocialização dos detentos, é necessário que trabalhemos para sensibilizar as instituições judiciais, e a OAB Piauí está comprometida com essa causa”, destacou.
A OAB Piauí conta com um representante no Conselho Penitenciário do Estado do Piauí, composto por 19 membros do Corpo Deliberativo e um membro Diretor(a) da Secretaria. O Conselho também inclui representantes da Defensoria Pública do Piauí, Tribunal de Justiça do Piauí, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Federal, Sindicato dos Policiais Civis, Penitenciários e Servidores da Secretaria de Justiça do Estado do Piauí, Conselho Regional de Psicologia, profissionais das áreas de Direito Penal, Processual, Penitenciário e ciências correlatas, membros da comunidade e representantes da Secretaria de Justiça.