Nesta semana, a Procuradoria-Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) promoveu a primeira edição do Projeto Diálogos, que visa instituir ciclos periódicos de debates por meio de painéis sobre temas contemporâneos e interdisciplinares relacionados ao Direito, Política, Estado e Advocacia Pública. O evento teve como objetivo principal fomentar a integração entre as diversas carreiras de Estado, contando com a participação de figuras de destaque nacional e local.
A inauguração do Projeto Diálogos ocorreu no auditório da Escola Superior da OAB Seccional Piauí e reuniu Procuradores do Estado, advogados e outros convidados do setor jurídico. Os palestrantes da edição inaugural foram o Procurador Marcello Terto, Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça; Celso Barros Neto, Presidente da OAB-PI; e Vicente Braga, Presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (ANAPE).
O tema abordado na primeira edição foi “A Advocacia Pública do Futuro”, com um painel que proporcionou um debate abrangente sobre as perspectivas da carreira, além de compartilhar experiências e conhecimentos técnicos. O Procurador Francisco Viana ressaltou a importância do evento para o avanço do debate sobre a advocacia pública em diversos níveis. “Se espera que esse ciclo de debates seja periódico e que conte com a presença de agentes oriundos de outras instituições para que possamos realizar diálogos sobre temas pujantes e atuais, enriquecendo o debate jurídico no âmbito piauiense e nacional, auxiliando assim no aprimoramento dos servidores da Casa bem como de todos os Procuradores”, afirmou Viana, chefe do Centro de Estudos da PGE-PI.
A realização da primeira edição do Projeto Diálogos foi coordenada pelo Centro de Estudos da PGE-PI, com apoio da Escola Superior. Durante o evento, também foi prestada uma homenagem à Procuradora Maria Lourdes Terto Madeira, que se aposentou após 33 anos de serviço na PGE-PI.