Na última terça-feira, 28 de maio, os municípios de Bom Princípio do Piauí, Caraúbas e Murici dos Portelas deram um passo significativo rumo à sustentabilidade, iniciando a destinação adequada de resíduos sólidos para a Central de Tratamento de Resíduos de Buriti dos Lopes. Com essa ação, todas as cinco cidades da comarca abandonam a prática de depositar resíduos em lixões a céu aberto.
O Grupo SN Ambiental, encarregado da gestão da Central de Tratamento de Resíduos de Buriti dos Lopes, organizou um evento para marcar a ocasião. O fechamento dos lixões é uma conquista do projeto “Zero Lixões – Por um Piauí Mais Limpo”, uma iniciativa do Ministério Público do Piauí (MPPI).
O projeto Zero Lixões foi concebido pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), sob a coordenação da promotora de Justiça Áurea Madruga. Em 2022, a Promotoria de Justiça da Comarca de Buriti dos Lopes aderiu à iniciativa.
A promotora de Justiça Francineide Sousa, então titular da PJ de Buriti dos Lopes, iniciou conversas com os prefeitos de Buriti dos Lopes, Bom Princípio do Piauí, Caraúbas, Caxingó e Murici dos Portelas para garantir a conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Ambas as promotoras estiveram presentes na cerimônia de hoje em Buriti dos “Este é um momento importante e emblemático para os municípios dessa comarca. O que está sendo feito aqui fará a diferença na atual e nas futuras gerações. Parabenizo os gestores por cumprirem a Política Nacional de Resíduos”, afirmou a promotora Francineide Sousa.
Os municípios de Buriti dos Lopes e Caxingó começaram a destinação correta dos resíduos sólidos no ano passado. Agora, em 2024, as demais cidades da comarca passam a enviar os resíduos para a Central de Tratamento, localizada em Buriti dos Lopes.
Durante a cerimônia, os prefeitos de Murici dos Portelas, Francisca das Chagas; de Caraúbas, João Coelho; e de Bom Princípio do Piauí, Lucas Moraes, assinaram o contrato com a empresa responsável pelo tratamento e destinação final dos resíduos sólidos.
“O compromisso que nós firmamos aqui vai trazer muitos benefícios para os cidadãos dos nossos municípios. Hoje, além de atuar para preservar o meio ambiente, nós estamos cumprindo a lei. Por isso, essa cerimônia tem uma importância muito grande”, disse o prefeito de Caraúbas, João Coelho.
A Central de Tratamento em Buriti dos Lopes está localizada à margem da BR-343, na saída para Parnaíba. O local é composto por centro administrativo, cinturão verde, posto de lavagem, unidade de tratamento de resíduos perigosos e aterro sanitário. Este último tem capacidade para receber 500 toneladas de resíduos por dia e tem uma vida útil de 25 anos.
“Não podemos admitir que o manuseio dos resíduos continue a ser feita de qualquer forma. Não se pode aceitar que cenas de pessoas e animais, juntos nesses locais, revirando lixo atrás de algo seja normalizada. Por isso, vamos continuar dialogando com os parceiros do Zero Lixões e com os municípios para continuar a promover a transformação dessa realidade”, ressaltou a promotora Áurea Madruga.
A cerimônia contou com a presença de representantes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI).