Na noite do último domingo (06/10), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Sebastião Ribeiro Martins, assegurou que o processo eleitoral no estado transcorreu de forma tranquila e segura. Por volta das 19h30, foi divulgado o resultado da eleição em Teresina, onde o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) foi eleito com 52,19% dos votos válidos na capital.
De acordo com o desembargador, o pleito foi marcado pela ordem e segurança, com o registro de 20 ocorrências e quatro prisões em flagrante. Ele destacou, ainda, o início das atividades do juiz de garantias no TRE-PI e expressou gratidão aos servidores, colaboradores, voluntários, à Corregedoria e aos magistrados da Corte pelo trabalho incansável. “As eleições no Piauí transcorrem de forma tranquila e com segurança. Foram registradas 20 ocorrências e quatro prisões em flagrante, o juiz de garantias já começou a operar no TRE. todos agradeceram aos servidores, colaboradores do Tribunal, aos voluntários, à Corregedoria e aos juízes da Corte que trabalharam incansavelmente na eleição mais judicializada da história do Piauí’’, afirmou o desembargador.
O presidente ressaltou, ainda, a integração das forças de segurança, que asseguraram a ordem pública nos 224 municípios piauienses. O vice-presidente do TRE-PI, desembargador Ricardo Gentil Eulálio Dantas, enfatizou a organização do pleito e a relevância do apoio prestado pelas forças de segurança, bem como o empenho dos servidores e juízes.
O Procurador Regional Eleitoral, Alexandre Assunção, destacou que todos os ilícitos eleitorais serão devidamente apurados e elogiou o trabalho desempenhado pelos promotores eleitorais. O general de brigada do Exército, Sérgio Madeiros, e a superintendente da Polícia Federal, Melissa Pastor, também valorizaram o trabalho integrado das polícias na manutenção da segurança durante o processo eleitoral. De acordo com Melissa Pastor, mais de R$1,7 milhão foram apreendidos em operações relacionadas a crimes eleitorais nos últimos 20 dias.
A juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, titular da 1ª zona eleitoral e presidente da Junta Apuradora das Eleições 2024, agradeceu a todos os envolvidos no processo eleitoral e anunciou que a diplomação dos eleitos ocorrerá em 18 de dezembro.
O Centro de Divulgação das Eleições, que sediou as coletivas e a transmissão de informações sobre o pleito, contou com a presença de jornalistas, juízes da Corte e representantes de diversas instituições, como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Polícias Militar, Civil, Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Ministério Público Eleitoral e Guarda Municipal.