Na sessão plenária da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), realizada na quarta-feira, 18 de setembro, o deputado Henrique Pires (MDB) destacou a crescente preocupação com o aumento das queimadas e incêndios em diversas regiões do Brasil. O parlamentar ressaltou a necessidade de conscientização da população sobre os danos causados ao meio ambiente por ações irresponsáveis.
“É impossível o Estado, a União, o poder público combater incêndios ou fazer em preservação ambiental sem que a população seja educada, treinada e colaborando. Não tem como, ainda, as pessoas que fumam jogarem bagana de cigarro nas estradas e causarem incêndios que matam animais, matam pessoas. Além disso, há incêndios criminosos,” enfatizou Henrique Pires.
Com o objetivo de promover a conscientização ambiental, o deputado anunciou sua participação em uma ação voluntária, agendada para o próximo sábado, 21 de setembro, no Parque Floresta Fóssil, em Teresina. A iniciativa, organizada por uma igreja local, contará com a participação de voluntários que realizarão a coleta de lixo acumulado na margem do Rio Poti, na zona leste da capital.
O presidente da Alepi, Franzé Silva (PT), elogiou a abordagem de Henrique Pires sobre o tema e acrescentou que até mesmo países europeus têm enfrentado incêndios de grandes proporções, exacerbados pelas consequências do aquecimento global.
Voto de Pesar
Ainda na mesma sessão, o deputado Wilson Brandão (Progressistas) expressou seu voto de pesar pelo falecimento do empresário Francisco Pereira Neto, conhecido como Chiquinho Pereira, em Pedro II. “Um grande empreendedor na sua terra, Pedro II, na área de postos de combustíveis, como também em outras áreas com várias outras empresas e que se doou quente terra investindo, morando lá e com a sua família radicada lá que merece respeito e todas as nossas homenagens,” concluiu o parlamentar.