Nota | Geral

TJ-PI: JECC de São Raimundo Nonato visita projetos sociais beneficiados com recursos provenientes de prestações pecuniárias

Com o objetivo de fomentar ações sociais na região de São Raimundo Nonato, a juíza Uismeire Ferreira Coelho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca, realizou visitas institucionais aos projetos beneficiados com os valores arrecadados por meio de prestações pecuniárias provenientes das transações penais.

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

Com o objetivo de fomentar ações sociais na região de São Raimundo Nonato, a juíza Uismeire Ferreira Coelho, titular do Juizado Especial Cível e Criminal (JECC) da Comarca, realizou visitas institucionais aos projetos beneficiados com os valores arrecadados por meio de prestações pecuniárias provenientes das transações penais.

“Neste mês de setembro e outubro, conhecemos de perto algumas iniciativas que foram agraciadas com valores oriundos de transações penais, arrecadadas através da aplicação de penas alternativas em casos de crimes de menor potencial ofensivo, doados por meio do JECC de São Raimundo Nonato. Ao todo, visitamos projetos da Associação dos Amigos de Autistas; Associação das Mulheres Empreendedoras; ONG Amigos dos Animais; ONG Acordes do Campestre; bem como projetos do 11º Batalhão da Polícia Militar e da penitenciária de São Raimundo Nonato, iniciativas que, com imenso carinho e dedicação de todos os seus envolvidos, fazem a diferença e impactam a comunidade local”, ressaltou a magistrada.

Em visita ao 11º Batalhão da Polícia Militar de São Raimundo Nonato, o gerente da penitenciária local, Victor Carvalho, destacou a relevância da doação para a viabilização da horta orgânica da unidade prisional. Devido à escassez hídrica, o projeto encontrava-se inoperante, e os recursos permitiram sua reativação, promovendo meios de ressocialização através do trabalho.

No tocante ao projeto “Cultivando a Esperança”, Eliane Oliveira, diretora da ONG Amigos dos Animais, afirmou que os recursos foram cruciais para a manutenção do abrigo que acolhe mais de 98 cães, resgatados das ruas e de situações de maus-tratos.

A Associação das Mulheres Empreendedoras do Território da Serra da Capivara (AME), representada por sua presidente, Maria Silvia, também foi contemplada com os recursos. A dirigente enfatizou a importância das doações para a sustentabilidade do projeto, que promove o empreendedorismo feminino na região.

Ana Paula Ribeiro, presidente da Associação Amigos dos Autistas do Território da Serra da Capivara, salientou que o auxílio financeiro foi fundamental para a aquisição de equipamentos destinados a atividades educacionais e sociais voltadas para crianças e adolescentes com autismo, ressaltando a importância desse suporte para o desenvolvimento do projeto.

Na visita ao projeto “Acordes do Campestre”, foi constatado que os valores foram utilizados para a compra de instrumentos musicais, possibilitando a realização de oficinas de música para crianças e adolescentes da localidade, promovendo educação e cultura na região.

A magistrada Uismeire Ferreira Coelho concluiu as visitas com entusiasmo: Estamos extremamente felizes em podermos ajudar eficazmente cada uma dessas ações visitadas e, claro,incentivamos a população a também colaborarem com essas iniciativas tão essenciais à São Raimundo Nonato”.