Com o objetivo de promover maior celeridade e eficiência no Judiciário de 1º Grau do Piauí, a Vara Única da Comarca de Manoel Emídio registrou um expressivo avanço no Painel de Correição da Corregedoria. Em menos de um ano, a unidade evoluiu da 124ª posição, em junho de 2023, para a 29ª colocação em março de 2024. De acordo com o relatório semestral de 2024, a Vara apresentou índices de produtividade de excelência, alcançando, entre janeiro e junho, uma média de quase 200% no Índice de Atendimento às Demandas (IAD).
O juiz da Vara Única de Manoel Emídio, Georges Cobiniano, destacou que, desde sua chegada à unidade, em junho de 2023, foram implementadas diversas estratégias para otimizar o desempenho da Vara. “Desde o início de nossas atividades aqui na unidade, em junho de 2023, realizamos uma série de reuniões mensais com a equipe, planejando estreitarmos estratégias eficientes e orientações que conseguiram trazer resultados céleres e práticos para a Comarca. Desta forma, buscamos encontrar nas maiores deficiências da unidade as oportunidades de alcançarmos os seus maiores ganhos. A primeira delas foi destinada ao julgamento de ações de empréstimos consignados, que estavam sobrecarregando os esforços da Vara. Depois, realizamos triagens processuais, para mapearmos as ações que já poderiam estar sendo encaminhadas; realizamos mutirão de audiências previdenciárias em que, dentre as 60 audiências realizadas, alcançamos 92% de resolutividade; e expedimos apenas no mês de janeiro de 2024, 71 alvarás, que totalizaram mais 3 milhões e 400 mil reais, sendo mais de 90% desse valor oriundo de causas previdenciárias; dentre tantas outras conquistas”, explicou o magistrado.
Para o juiz, os resultados obtidos refletem uma gestão estratégica e comprometida com a celeridade no Judiciário local.
A Comarca de Manoel Emídio, que abrange cinco municípios, passa por um processo contínuo de readequação e redução de seu acervo processual, um compromisso assumido por toda a equipe da Vara. “Em março deste ano, tínhamos 1.553 processos paralisados há mais de 100 dias, e conseguimos encerrar o primeiro semestre de 2024 com 808 processos nessa condição. Sabemos que ainda há desafios a serem enfrentados, mas celebramos cada conquista em nossa busca por uma Justiça mais ágil e eficaz para os jurisdicionados da Comarca”, ressaltou Georges Cobiniano.
O magistrado também enfatizou o reconhecimento pelo apoio recebido da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, que tem sido fundamental para o progresso da unidade. “Nossa equipe é imensamente grata pela confiança, apoio e orientações Corregedoria Geral de Justiça do Piauí, e não medimos esforços para lutarmos por uma melhor realidade judicial a Manoel Emídio e aos demais municípios pertencentes à Comarca”, concluiu o juiz.