Nota | Geral

PGJ realiza visita ao Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do MPMG e reforça intenção de implantar órgão contra crimes digitais no MP-PI

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, realizou, na última terça-feira (27), uma visita técnica ao Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 

Equipe Brjus

ARTIGO/MATÉRIA POR

O Procurador-Geral de Justiça, Cleandro Moura, realizou, na última terça-feira (27), uma visita técnica ao Grupo de Atuação Especial de Combate aos Crimes Cibernéticos (Gaeciber) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). 

Durante a visita, o Procurador-Geral manifestou a intenção de desenvolver um projeto para a criação de um grupo especializado no combate a crimes cibernéticos no Ministério Público do Piauí (MPPI). Segundo Cleandro Moura, “foi uma oportunidade significativa para conhecer iniciativas inovadoras que reforçam a atuação do Ministério Público brasileiro na defesa da sociedade, especialmente no enfrentamento de crimes digitais. Nosso objetivo é implantar um órgão com essas características no estado do Piauí.”

O Gaeciber foi constituído a partir da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos (Coeciber), com a finalidade de apoiar as Promotorias de Justiça em investigações relacionadas a crimes como abuso e exploração sexual infantojuvenil na internet, ameaças de massacres em instituições de ensino, estelionatos digitais, furtos decorrentes de fraudes eletrônicas, entre outros delitos.

Durante a visita, o coordenador do Gaeciber, Mauro Ellovitch, apresentou o histórico de ações desenvolvidas pelo grupo, abordando as diferentes tipificações de crimes cibernéticos previstas na legislação vigente, bem como as metodologias de investigação aplicáveis a esses casos. O evento contou com a presença do Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Carlos André Mariani Bittencourt.

Além da visita ao Gaeciber, Cleandro Moura participou, na segunda-feira (26), do Encontro Nacional de Atuação do Ministério Público em Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Social, Combate à Fome e à Pobreza, promovido pelo MPMG. Atualmente, ele preside o Grupo Nacional de Apoio Comunitário, Inclusão e Participação Social, Combate à Fome e à Pobreza (GNA-Social), vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG).