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Parlamentares do Futuro destacam valor do aprendizado na Alepi

Em fevereiro deste ano, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu 30 jovens piauienses, participantes do projeto Parlamento do Futuro, para exercerem o papel de parlamentares em um exercício simulado. 

Equipe Brjus

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Em fevereiro deste ano, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu 30 jovens piauienses, participantes do projeto Parlamento do Futuro, para exercerem o papel de parlamentares em um exercício simulado. 

Durante o programa, esses jovens tiveram a oportunidade de conhecer o dia a dia dos deputados estaduais e servidores da Casa, além de vivenciarem a simulação de aprovação de projetos de sua própria autoria. O Parlamento do Futuro integra um esforço de formação cidadã que visa estimular o engajamento político entre os jovens.

O grupo faz parte de um universo de cerca de 60 mil adolescentes, com idades entre 16 e 17 anos, que votaram pela primeira vez nas eleições municipais de 6 de outubro. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), houve um aumento de 78% na participação desses eleitores em relação ao último pleito municipal, que ocorreu há quatro anos. Essa ampliação reflete o crescente interesse dos jovens no processo político.

Os participantes, reconhecidos por seu papel de liderança entre amigos e familiares, têm destacado a relevância do envolvimento na política, contribuindo para a escolha de candidatos que possam trazer melhorias às suas respectivas localidades. Sthefany Vitória, representante de Bom Jesus e eleita vice-presidente do Parlamento do Futuro, salientou que sua participação no projeto foi um marco em sua compreensão sobre a importância do processo político: “Graças ao Parlamento do Futuro, eu pude ter novos olhos para uma política. Como fui participante da iniciativa, agora sou presidente do Grêmio Estudantil e vejo a importância da política em nossas vidas”, afirmou.

Marcos Antônio, representante de Picos, eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), também destacou os aprendizados adquiridos no projeto. Ele observou de perto o processo eleitoral em seu município e relatou que uma de suas propostas, a criação de um programa de intercâmbio cultural para alunos de escolas públicas com melhores desempenhos acadêmicos, foi acolhida por um candidato local. 

“O Parlamento do Futuro veio para mostrar como é a realidade das eleições, como é a realidade dos políticos do nosso estado e do nosso município”, afirmou Marcos Antônio, acrescentando que o projeto o ajudou a compreender o funcionamento da CCJ, a tramitação de projetos na Alepi e o processo de votação até a sanção pelo governador.

O Parlamento do Futuro é uma iniciativa promovida pela Escola do Legislativo Professor Wilson Brandão, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Os jovens parlamentares foram eleitos em escolas públicas de diferentes territórios do estado e, durante uma semana, tiveram a oportunidade de acompanhar a tramitação simulada de projetos de lei na Alepi, aproximando-se da prática legislativa e do funcionamento do poder político.