O subprocurador-geral de Justiça Jurídico do Ministério Público do Piauí (MPPI), Hugo Cardoso, e a coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), Rita de Cássia de Carvalho Rocha Gomes de Souza, receberam, nesta quinta-feira (15), a secretária de Estado das Mulheres do Piauí, Zenaide Lustosa. A reunião ocorreu na sede do MPPI, na zona leste de Teresina, e teve como pauta a expansão de equipamentos da Rede de Proteção e o fortalecimento das ações de enfrentamento à violência contra as mulheres no estado.
Durante o encontro, foram discutidas estratégias que integram o Projeto “Feminicídio Zero”, desenvolvido pelo Caocrim/MPPI. Entre as ações previstas estão a ampliação do número de casas abrigo, o incentivo à criação de novos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a implantação de secretarias municipais de políticas para as mulheres, com a participação articulada de diferentes órgãos do Estado.
Segundo a coordenação do Caocrim, o diálogo permitiu alinhar as frentes de atuação previstas no projeto. “Esse foi um diálogo durante o qual alinhamos algumas estratégias de atuação que estão no ‘Feminicídio Zero’, que faz parte do Plano Geral de Atuação que será lançado pela procuradora-geral de Justiça. Esse projeto deve englobar as Promotorias Cíveis e Criminais”, destacou.
A iniciativa reforça o compromisso institucional do MPPI e do Governo do Estado com a prevenção da violência de gênero, a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade e o fortalecimento da atuação integrada da rede de enfrentamento ao feminicídio no Piauí.











