Nesta última quinta-feira (25), na sede da Procuradoria-Geral de Justiça em Teresina, foi formalizado um acordo de cooperação técnica que permitirá a implementação do projeto institucional “Juntos Renovando Vidas”.
Este projeto visa promover a reabilitação psicossocial e a reintegração social de pessoas em tratamento nos serviços públicos de saúde, que enfrentam necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Inicialmente, o projeto será executado nos municípios de Teresina, Floriano, Picos e Piripiri, por meio da oferta de alternativas esportivas, culturais, artísticas, profissionais e educacionais.
O acordo foi assinado por representantes do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).
Além destes, também participaram da assinatura do acordo o secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (SADA), Fábio Abreu; o coordenador Estadual de Enfrentamento às Drogas e Fomento ao Lazer (Cendfol), Tiago Vasconcelos; o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Ítalo Costa Sales; e Samila Coelho, coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) de Piripiri.
Karla Daniela Carvalho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Caods), destacou a necessidade de ações transversais em conjunto com diversas entidades e órgãos governamentais e da sociedade civil, para o sucesso do projeto.
O projeto “Juntos Renovando Vidas”, concebido pelo Caods, está em linha com os objetivos estratégicos do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), visando consolidar a atuação integrada do Ministério Público e promover a articulação entre instituições.
Os promotores de Justiça Eny Pontes e Denise Aguiar do MPPI acompanham e apoiam a implementação do projeto.
Ao ratificar o acordo, o procurador geral de Justiça do Piauí (PGJ-PI), Cleandro Moura, destacou a importância da colaboração interinstitucional para alcançar as metas estabelecidas pelo projeto.