O Corregedor-Geral do Ministério Público do Piauí (MPPI), Fernando Melo Ferro Gomes, e o Promotor de Justiça, Assessor da Corregedoria Geral do órgão, Édsel de Oliveira Costa Belleza do Nascimento, participaram da 139ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União.
Nos dias 20 e 21 de junho, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) acolheu em Florianópolis membros das Corregedorias de todo o Brasil, promovendo conferências e palestras focadas na troca de experiências e na discussão de temas cruciais relacionados ao trabalho correicional.
O evento congregou Corregedores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, além de contar com palestras proferidas por Conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O Conselheiro do CNMP, Paulo Cezar dos Passos, apresentou a palestra intitulada“Unidade e independência funcional: necessidade de uma releitura para fortalecimento institucional”. Durante sua exposição, ele traçou uma análise histórica de eventos significativos para a criação do Ministério Público brasileiro, enfatizando que a missão da instituição é a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais.
No segundo dia do encontro, o Coordenador do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI), Promotor de Justiça Fabrício Nunes, abordou as transformações no perfil do crime nos últimos 20 anos no Brasil, estabelecendo uma comparação com os impactos observados nos julgamentos com júri popular.