Durante esta semana, a equipe de saúde do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (TRT-22) tem se dedicado a um ciclo de visitas setoriais com o objetivo de debater a prevenção e as medidas de segurança no combate à violência doméstica familiar contra a mulher.
Esta iniciativa integra o projeto “Pra Elas”, desenvolvido pelo TRT-22 em cumprimento à Recomendação nº 102/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que orienta os órgãos do Poder Judiciário a adotar um protocolo integrado para o enfrentamento da violência doméstica perpetrada contra magistradas e servidoras.
A atividade, conduzida pela psicóloga Janua Alencar, pela assistente social Flávia Denise e pela profissional de Educação Física Nara Rochelly, tem promovido um espaço de diálogo e reflexão sobre os diversos tipos de violência doméstica e suas implicações.
Em uma das sessões, Janua Alencar elucidou os conceitos relacionados à violência doméstica, facilitando um debate profundo com as magistradas e servidoras do Tribunal. “Estamos realizando uma ação em todos os setores em resposta ao Protocolo de Recomendação do CNJ sobre violência doméstica. Nestes encontros, estamos trazendo uma psicoeducação informando sobre o que é a violência doméstica, os tipos e as consequências desse problema, fazendo uma reflexão para que se possa identificar e buscar o apoio necessário”, explicou a psicóloga.
A servidora Luiza Pacheco considerou a ação extremamente proveitosa, destacando a importância da disseminação de informações sobre as formas de violência doméstica e a capacidade de reconhecer tais situações. “Achei muito interessante, porque são informações valiosíssimas. Às vezes você está passando por esse processo e não sabe. Quando você tem a informação, fica mais fácil perceber”, afirmou Pacheco.
Além disso, Flávia Denise compartilhou com as participantes os principais canais de apoio disponíveis para mulheres vítimas de violência doméstica, tanto em âmbito nacional quanto estadual, incluindo os seguintes números de contato:
– Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180
– Polícia Militar – Ligue 190
– Patrulha Maria da Penha – (86) 9 9414 8857
Palestra de Conscientização contra a Violência Doméstica
A ação promovida pela Divisão de Assistência Médica, Psicológica e Odontológica (Dampo) visa não apenas informar, mas também incentivar a participação na palestra de conscientização sobre violência doméstica, marcada para sexta-feira, 5 de julho. O evento ocorrerá das 9h às 11h, no auditório do 4º andar do edifício-sede do Tribunal, e contará com a participação da juíza Mariana Pinheiro de Siqueira e da delegada Nathália Sampaio de Figueredo em painéis de discussão.
O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pelo canal do TRT-22 no YouTube. As inscrições podem ser realizadas através do site da Escola Judicial (Ejud-22), acessando o link: https://ejud.trt22.jus.br//public/inscricao/iniciaInscricao.xhtml?codEvento=92774&act=INSC