A relevância dos médicos veterinários para áreas essenciais, como saúde, economia e meio ambiente, foi o tema central de uma sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta segunda-feira (9). A solenidade visou destacar a atuação indispensável desses profissionais para a sociedade.
O deputado Henrique Pires (MDB), um dos propositores do requerimento que culminou na solenidade, ressaltou o papel estratégico dos médicos veterinários para a projeção do Brasil como um dos principais fornecedores de alimentos no cenário global. Além disso, destacou a contribuição desses profissionais para o bem-estar psicológico das pessoas: “O médico veterinário é fundamental na questão animal urbana e rural. Dentro de casa, nossos animais trazem tanta alegria e muitas vezes vemos a incompreensão daqueles que não conseguem enxergar o quanto isso é importante pensando no social, para a felicidade, para a mente das pessoas que criam esse animais”, frisou.
Durante a sessão, os deputados Francisco Limma (PT) e Dr. Vinícius (PT), líder da bancada governista, também se manifestaram sobre a importância dos veterinários. Limma lembrou a histórica conexão do Piauí com a pecuária e, por consequência, a necessidade de zelar pelos animais. Já Dr. Vinícius enfatizou que qualquer política pública de saúde deve considerar a relevante contribuição desses profissionais.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mônica Avirrabene, ressaltou a amplitude da atuação dos médicos veterinários, muitas vezes restrita pela percepção popular: “As pessoas costumam ver a medicina veterinária como aquela área que cuida do cãozinho, do gatinho. Nós estamos além, nós cuidamos da nossa saúde, da saúde do ser humano, porque nada, absolutamente nada, que venha de origem animal, não passou pela mão de um médico veterinário”, esclareceu.
No entanto, a valorização da categoria ainda enfrenta desafios. O presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Piauí, Miguel Ferreira Cavalcante Filho, criticou o desrespeito enfrentado pela classe, citando como exemplo editais que oferecem remunerações inadequadas: “É um absurdo, é uma afronta que se pratica com essa categoria”, protestou.
O presidente da Alepi, deputado Franzé Silva (PT), manifestou apoio à causa, destacando que a Casa está comprometida em colaborar com a criação de legislações que possam beneficiar tanto a sociedade quanto os médicos veterinários. “Estamos abertos a causa e estamos abertos ao debate para transformar em leis o que precisa de avanço dentro do segmento da medicina veterinária no nosso estado do Piauí”, afirmou o parlamentar.