A Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho anunciou nesta terça-feira (16/4) o resultado do Índice Nacional de Gestão do Desempenho da Justiça do Trabalho (Igest) referente a 2023. Das 14 Varas do Trabalho (Vts) da 22ª Região (TRT-22), 10 estão classificadas entre as 25% melhores do Brasil.
Destacam-se a Vara do Trabalho de São Raimundo Nonato, que alcançou o 2° lugar nacional na categoria “Varas com volume processual de 2.501 ou mais”, e a Vara do Trabalho de Picos, que obteve o 11° lugar na categoria “Varas com volume processual de 1501 a 2000 processos”.
O desembargador-presidente do TRT-22, Marco Aurélio Lustosa Caminha, destacou que o Igest reflete o esforço de todos os envolvidos na área-fim, pois avalia a produtividade, celeridade e outros indicadores cruciais para o trabalho.
Além da produtividade e celeridade, o Igest avalia outros indicadores dos Tribunais do Trabalho e Varas do Trabalho, como acervo, taxa de congestionamento e força de trabalho. Esse sistema permite que as Varas do Trabalho melhorem a gestão de suas unidades ao acompanhar mensalmente esses índices.