Mutirões de perícias médicas para benefícios assistenciais (BPC) anunciados no Piauí.
A Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência anunciou a realização de 10 mutirões de perícias médicas nas cidades piauienses de Barras, Luzilândia, Cocal, Canto do Buriti, Água Branca, União, Floriano, Valença, São Raimundo e Piripiri. Essa iniciativa foi resultado de uma solicitação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seccional Piauí, por meio da secretária-geral Raylena Alencar.
Esses mutirões, que terão início em 22 de abril, visam reduzir a demora na realização de perícias médicas no estado e proporcionar celeridade no serviço prestado aos beneficiários da Previdência Social.
Raylena Alencar, secretária-geral da OAB-PI, é relatora de um projeto no Conselho Federal da OAB que busca diminuir o tempo de espera pelas perícias médicas em todo o país, especialmente no Piauí. Ela destaca que a realização desses mutirões contribui para diminuir a fila de espera por benefícios por incapacidade ou assistenciais, que já chegou a oito meses. Como membro da Comissão Nacional de Previdenciário do Conselho Federal, Raylena Alencar tem trabalhado em conjunto com a Secretaria do Regime Geral da Previdência Social do Ministério da Previdência, representada pelo secretário Adroaldo da Cunha, para efetivar esses mutirões e prestar um serviço eficaz à sociedade.
O presidente da Comissão de Direito Previdenciário, Victor Hugo Leal, também destaca o compromisso contínuo da comissão em reduzir o tempo de espera pelas perícias médicas no estado. Ele ressalta que a comissão, em parceria com Raylena Alencar, acompanha a realidade da fila de espera e mantém diálogo constante com a Secretaria do Regime Geral da Previdência Social para solicitar novos mutirões, especialmente nas áreas do interior.
A Associação dos Advogados Previdenciaristas do Piauí, presidida pela advogada Patrícia Ribas, também apoia a solicitação dos mutirões de perícias médicas no estado, demonstrando entusiasmo com os projetos que visam reduzir a fila de espera e melhorar o atendimento à população.