Na manhã de quarta-feira, 21 de agosto, ocorreu a reunião da comissão encarregada da formulação da proposta orçamentária para o exercício de 2025 do Ministério Público do Piauí (MPPI). O encontro foi realizado na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do Piauí, localizada em Teresina.
Durante a reunião, a Assessoria Especial de Planejamento e Gestão apresentou uma análise detalhada dos índices históricos de reajuste orçamentário do MPPI, acompanhados do percentual de inflação e dos métodos utilizados para a construção da proposta orçamentária. Os analistas de orçamento, Clériston Castor e Ítalo Vez, detalharam o processo, que incluiu a avaliação dos contratos do MPPI, a compilação das sugestões oriundas do Plano de Contratações Anual 2025 e a consideração das demandas relacionadas ao quadro de pessoal da instituição.
Após a apresentação técnica, representantes da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP-PI) e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público do Piauí (SINDSEMP-PI) apresentaram suas sugestões, que serão submetidas à análise da comissão. De acordo com a Assessoria de Planejamento e Gestão do MPPI, a proposta orçamentária deverá ser encaminhada até o dia 05 de setembro para a Secretaria Estadual de Planejamento (Seplan). Previamente, a proposta será submetida à apreciação e votação pelo Colégio de Procuradores de Justiça (CPJ).
A comissão é composta pelo procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura; o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Hugo Cardoso; a chefe de gabinete do PGJ, Cláudia Seabra; a assessora de planejamento e gestão, Denise Aguiar; o promotor Antônio Moura, representante da APMP-PI; o servidor Alcivan Marques, representante do SINDSEMP-PI; e os servidores Ítalo Vaz e Clériston Castro.